Cultura

Comunidade indígena realiza a Festa da Damurida

A comunidade Malacacheta está localizada no Município do Cantá, há 34 km de Boa Vista

A damurida é um dos pratos indígenas que mais representa a culinária e a cultura regional. Cozida com bastante pimenta malagueta, ela dá o nome da festa da comunidade Malacacheta, na região Serra da Lua. Os festejos seguem até sábado (08), com entrada franca, na comunidade Malacacheta localizada no Município do Cantá, há 34 km de Boa Vista.
De acordo com Mayra Wapichana, membro da organização, a festa simboliza as tradições e costumes da comunidade. Ela explica que alguns valores não podem se perder com o tempo e por isso a importância de realizar eventos como esse.
“A damurida é um alimento que revigora o corpo, deixa-nos com mais coragem. Um dos costumes da damurida é comê-la antes de ir para roça, serve para proteção da alma devido à pimenta”, explicou.
A programação conta com apresentação de dança Parichara, competição de esportes indígenas e não-indígenas, apresentações culturais, debates e exibição do documentário ‘A Festa da Damurida’, que conta o histórico do Evento.
“Haverá uma abertura comunitária no malocão da comunidade e exibição do vídeo documentário do projeto “Histórias que Inspiram o Brasil – Petrobras 60 Anos”, além de uma mesa com as lideranças indígenas da comunidade fazendo um histórico das festas anteriores, os objetivos, as perspectivas para a cultura nativa”, relatou.
Caso queiram fazer parte da festa como vendedor ambulante ou barraquinha, a organização aceita apenas aqueles que forem cadastrados com antecedência na Coordenação do Evento na noite do dia 5 de novembro. As inscrições custam R$ 300,00.
Documentário mostra os valores da Damurida
O vídeo documentário “Histórias que Inspiram o Brasil – Petrobrás 60 Anos” foi gravado na Festa da Damurida de 2013 e premiado pelo Prêmio Culturas Indígenas, edição Xicão Xucuru, foi uma das iniciativas contempladas com a produção do vídeo. O projeto foi escolhido para representar Roraima.
A produção é composta pela equipe: André Loureiro (Diretor); Alex Alessandro (fotógrafo/câmera); e Kitchener Landini(assistente de produção), da produtora Buurt, e foi exibido em rede nacional pela Rede Record, Record News, Rede Nacional e está disponível no Portal R7.
Participaram da produção como protagonistas do vídeo os wapichana Tuxaua da Comunidade Indígena Wanderley da Silva Pereira; a ganhadora de vários concursos da damurida, Francisca das Chagas; a liderança indígena Clóvis Ambrósio; e a autora do projeto da Festa da Damurida, Waléria Garcia Ambrósio.
Programação 06 – quinta-feira A partir das 7h30
– Defumação com Maruai – Apresentação das escolas e comunidades indígenas com a dança do parichara; – Mesa: Lideranças indígenas e autoridades; – Competições indígenas (tomar caxiri, trançar darruana, ralar mandioca, corrida com tora, corrida com cabaça na cabeça, melhor artesanato);   – Noite Cultural com bingos, peças teatrais, sorteio de brindes, danças do parichara;
07 – sexta-feira A partir das 8h
– Corrida ciclística (feminina e masculina); – Concursos diversos (casal de índios damurida, comer damurida mais ardosa, cabelo mais longo, pintura corporal, vestimenta tradicional e poema); – Torneio; – Corrida de cavalo; – Concurso de Parichara (escolas e comunidade); – Noite Cultural; – Forró  
08 – Sábado A partir das 9h30
– Torneio (masculino e feminino); – Exposição do Clube de Fãs de Quadrinhos e Bonecos; – Às 11h: Escolha da melhor Damurida (todas as damuridas permanecerão para degustação coletiva no malocão); – Final dos torneios; – Final da corrida; – Entrega das premiações; – Festa Dançante.