Cultura

Concurso incentiva a criação de vídeos urbanos

Um vídeo de apenas um minuto que mostre a sua cidade, seja qualquer uma no Brasil

Criado em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, inspirando em festivais no mesmo formato em mais de 50 países, o Festival do Minuto se transformou em um portal incentivador do audiovisual. Diversas categorias abrem inscrições para quem quer mostrar o seu pequeno filme. Esse ano, Mapas Afetivos da cidade será um dos temas.

Cineastas amadores e profissionais podem participar com um vídeo de até 1 minuto, mapeando sua cidade: janelas, portas, edificações belas e medonhas, um bairro ou um sotaque que você não conheça, botecos, pizzaiolos, centros religiosos, círculos, quadrados ou hipotenusas, guardiões da segurança, motoristas com sono, nuvens, números, sonoridades, silêncios e ou simplesmente alguns de seus habitantes.

A proposta é mostrar uma cidade brasileira por meio do audiovisual. Lembrando que o vídeo deve dedicar, ao menos, dez segundos para inserir os créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora, de imagens e outros materiais de terceiros.

Atualmente o Festival é online, recebendo, durante todo o ano, milhares de vídeos por meio de seu portal. Seu acervo inclui vídeos de realizadores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Antônia, Um céu de estrelas) e Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros. É considerado o festival da ideia e recebe indistintamente produções de amadores e profissionais, promovendo novos talentos. Os novos concursos contam com o apoio do ProAc, Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

Os curtas podem ser gravados por qualquer tipo de câmera, como webcam, celular, câmera, filmadora, tablet, etc. A realização desse trabalho tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e da sociedade.

Inscrições

As inscrições são feitas pelo site festivaldominuto.com.br até 31 de outubro. O Festival dá aos vencedores cinco prêmios no valor de R$ 1.000. Após se inscrever, os filmes são exibidos em várias instituições culturais no mundo. A seleção e a premiação dos trabalhos serão realizadas por uma Comissão Julgadora formada pela equipe do festival.

Serviço
Mapas afetivos da cidade
Data: Até dia 31 de Outubro
Informações: festivaldominuto.com.br