Cultura

Concurso incentiva racionamento de água e novos hábitos de uso

Concurso da Fiap premia a melhor ideia que solucionar a crise da água, com bolsa de estudo no exterior

Incentivar novas atitudes em relação ao uso da água é o objetivo da concurso ‘Calltoinovation’ da Faculdade de Informática e Administração Paulista. A ideia, ainda, é utilizar as redes sociais para compartilhar dicas de como reduzir o consumo, acabar com o desperdício e reaproveitar a água.
A proposta incentiva os jovens cientistas e empreendedores a fazerem parte da preservação do planeta, adquirindo a responsabilidade para si, independente de ações governamentais ou medidas obrigatórias para a mudança e preservação ambiental criando projetos para combater o desperdício da água.
Criado em 2009 com uma parceria entre a Singularity University (SU) dos Estados Unidos, o concurso surgiu para promover o empreendedorismo ligado a preservação. No ano passado, abordou o tema ligado ao trânsito que premiou um projeto que unificava o metrô com transporte coletivo.
Esse ano, aborda o problema da falta de água, que afeta um bilhão de pessoas ao redor do planeta, e buscam projetos que transformem os hábitos das pessoas, independente da situação dos reservatórios, já que a preservação dos recursos hídricos é uma preocupação constante para o presente e para o futuro. O vencedor da melhor ideia ganha uma bolsa de estudos para o GraduateStudiesProgram (GSP) 2015 da SU, incluindo alimentação e estadia, dentro das instalações da NASA Ames, na Califórnia (EUA).
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 15 de março de 2015 pelo site http://www.fiap.com.br/calltoinnovation. Além da bolsa na SU e das passagens de ida e volta aos EUA, o concurso premia o vencedor com bolsa integral para um curso de MBA da Fiap.
Premiação
O concurso oferece ao vencedor, uma bolsa de estudo integral no valor de US$ 30.000, para o programa GraduateStudiesProgram da SingularityUniversity; e também uma bolsa integral para um dos MBAs FIAP e todo o suporte de uma rede de mentores e investidores, para apoiar o desenvolvimento do projeto vencedor.
Para participar do concurso é necessário ser brasileiro ou naturalizado com mais de 18 anos, residente no país e que seja estudante universitário ou já graduado em qualquer área do conhecimento. Como o curso da SU é integralmente ministrado em inglês, uma das exigências é que o participante tenha fluência no idioma.