13 de julho é o dia mundial do rock, é neste dia que o rock se fez ouvir em especial por todo o mundo, graças ao festival Live Aid organizado por Bob Geldof em 13 de julho de 1985. A data vem ganhando força entre os fãs brasileiros que fazem da data uma celebração.
Uma dica para quem quer passar o dia curtindo um bom rock, é conhecer os astros do mundo do rock por meio de suas cinebiografias. Confira a nossa lista de melhores filmes sobre o rock e seus músicos no cinema.
Rocket Man
A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop, é apresentada nessa grande produção. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).
Lord of Chaos
Filme biográfico e de terror sobre o líder da banda Mayhem, o guitarrista Euronymous e posteriormente sobre Varg Vikernes, multi-instrumentista que é uma figura central para a trama assim como o guitarrista. O filme foi dirigido por Jonas Akerlund e escrito por Dennis Magnusson e Akerlund. A obra foi adaptada do livro de mesmo nome de 1998, o filme funciona como um relato semi-ficcionalizado da cena do black metal norueguês do começo dos anos 90.
The Dirt
The Dirt mostra um Motley Crüe que seguiu a risca o jargão “sexo, drogas e Rock ‘and’ Roll“. Essa banda de Los Angeles que perambulava nas noites da Sunset Strip teve através da visão do diretor Jeff Tremaine (Jackass: O filme) e roteiro de Rich Wilkes. O filme foi produzido pela Netflix e está disponível no Streaming.
Quase Famosos
Este filme apresenta uma narrativa divertida e pungente sobre o amadurecimento de William (Patrick Fugit). O seu amor pela música lhe rende uma missão de entrevistar a banda Stillwater para a revista Rolling Stone e William, então, embarca em uma jornada reveladora em turnê com a banda, apesar das objeções de sua mãe protetora. Porém, à medida que o jovem repórter perde a objetividade necessária para contar sua história com honestidade, ele aprende uma lição transformadora sobre a importância da família: aquelas que herdamos e as que criamos. A obra é baseada na vida do diretor Cameron Crowe enquanto era jornalista e acompanhava as bandas da década de 70 como Led Zeppelin e Rolling Stones.
Bohemia Raphsody
O longa apresenta a trajetória de Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello). Eles mudaram o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen durante a década de 1970. “Bohemian Rapsody” rendeu à Rami Malek o Oscar® de Melhor Ator.
The Doors
Anos 60. A ascensão de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo. O filme de 1991 homenageia um dos músicos mais incríveis da história do rock.
Sid e Nancy: O amor pode matar
Baseado em fatos reais, relata a história de vida do ex ídolo da juventude punk inglesa, o polêmico baixista da banda britânica de punk rock Sex Pistols, Sid Vicious, que mudou radicalmente sua vida ao conhecer a groupie Nancy Spungen. Os escândalos e o modo de vida à la “sexo, drogas e rock’n’roll” resultaram na precoce morte de ambos.
Não estou lá
Poucos artistas na história da música provocam tanto fascínio e devoção como Bob Dylan, excepcional músico e compositor que transitou por diversos gêneros ao longo de sua carreira, deixando um legado composto por inúmeras canções marcantes e inesquecíveis. O filme de 2007 mostra grandes atores e até uma atriz , Cate Blanchett no papel do cantor de folk rock.
Johnny and June
A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.