Cultura

Conheça a origem do Papai Noel e como se tornou um símbolo natalino 

A origem histórica está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, um bispo cristão de barba branca e de trajes vermelhos

É de consenso popular que um dos maiores símbolos do Natal é o Papai Noel, o bom velhinho que entrega presentes na noite mais esperada do ano, junto a suas renas, possui origem desde lendas nórdicas até São Nicolau.

A lenda diz que o Papai Noel passa de casa em casa, desce pela chaminé e coloca os presentes dentro de meias, que são depositadas perto da lareira, ou debaixo da árvore de Natal. A lenda ainda afirma que o Noel reside no Polo Norte, mas outras versões da história afirmam que ele reside na Lapônia, região localizada no extremo norte da Finlândia.

A origem histórica está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão de barba branca e de trajes vermelhos, que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na atual Turquia e ficou conhecido por sua generosidade.

Esse religioso era filho de uma família abastada e, após a morte prematura de seus pais, herdou a riqueza de sua família. Passou, então, a utilizar a herança para distribuir presentes entre os pobres, sobretudo para as crianças órfãs.

Com o passar dos anos, a semelhança entre ambos e os atos de generosidade, geraram uma certa comparação. Já a devoção a São Nicolau é muito forte em alguns lugares, como na cidade italiana de Bari, além de ser o padroeiro dos pobres, dos órfãos e de algumas nações, como Grécia e Rússia.

A figura do Papai Noel, no entanto, não remete somente à figura cristã, ainda existem aproximações entre esse personagem e Odin, o deus mais poderoso da crença religiosa dos nórdicos. Na tradição nórdica, Odin é representado da mesma maneira que o Papai Noel, um idoso barbudo, grisalho, que entrava pela chaminé e entregava mimos.

ORIGEM DO BOM VELHINHO

A atual imagem do Papai Noel tem origem de um poema publicado por Clement Clarke Moore na primeira metade do século XIX. O poema ficou conhecido como “A Visit from Saint Nicholas” (Uma Visita de São Nicolau), muito conhecido também como “Twas the Night Before Christmas” (É Véspera de Natal).

A imagem do Papai Noel que temos atualmente foi resultado de uma campanha publicitária realizada pela Coca-Cola nas décadas de 1920 e de 1930. Essas propagandas fizeram um grande sucesso e consolidaram a imagem atual do Papai Noel como um velhinho, barrigudo, barbudo e grisalho que se veste de vermelho.