CINEMA E LITERATURA

Conheça as obras selecionadas para a 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura

Este ano, foram mais de 130 filmes inscritos, totalizando mais de 33 horas de exibição

A comissão organizadora da 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura anunciou, neste dia 31 de março, os filmes, textos e poemas selecionados para a final do evento (Foto: Divulgação)
A comissão organizadora da 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura anunciou, neste dia 31 de março, os filmes, textos e poemas selecionados para a final do evento (Foto: Divulgação)

A comissão organizadora da 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura anunciou, neste dia 31 de março, os filmes, textos e poemas selecionados para a final do evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, na Serra do Tepequém, em Amajari. Foram selecionados 17 filmes de curta-metragem, entre documentários, animações e ficção, além de 10 textos em prosa (crônicas e contos) e 10 poemas, todos de autores residentes em Roraima.

O número de inscritos superou o da primeira edição da Mostra, realizada em 2021. Este ano, 134 filmes foram inscritos, vindos de diversos estados do Brasil. Na literatura, foram submetidos 116 textos, entre contos e poemas, todos de autores residentes em Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Foi uma escolha difícil diante de tantos poemas e textos de qualidade excepcional e com temáticas tão variadas, de autores experientes e novos talentos que se fortalecem a cada ano. A literatura em Roraima se faz cada vez mais consistente”, disse Vanessa Brandão, curadora de Literatura.

O curador da área de cinema, Frederico Martins, destacou que “a seleção dos finalistas é sempre uma árdua tarefa. É preciso considerar temáticas, gêneros, qualidade técnica, entre outros elementos que compõem a produção audiovisual, para poder fazer uma lista final que ofereça a melhor experiência cinematográfica aos participantes da Mostra Picuá. Este ano, foram mais de 130 filmes inscritos, totalizando mais de 33 horas de exibição. A lista foi minuciosamente elaborada para que os amantes do cinema possam contemplar o melhor do cinema brasileiro na Serra do Tepequém”, afirmou.

A partir de agora, a Coordenação da Mostra Picuá irá repassar as obras selecionadas para as comissões julgadoras, formadas por três jurados cada. Os jurados são profissionais com experiência e reconhecimento nas áreas do cinema e da literatura. O corpo de jurados irá anunciar os vencedores do evento no encerramento da Mostra, no dia 19 de abril, no Tepequém.

Inscrições abertas para a modalidade Interpretação

Na literatura, os 20 autores finalistas nas categorias Prosa e Poesia poderão, a partir de amanhã (1º de abril), realizar inscrições na modalidade Interpretação. Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados em diversos formatos: declamação, performance solo, performance coletiva, teatro ou música, desde que não ultrapassem quatro pessoas no palco. O formulário para inscrição estará disponível no site www.makunaima.com/mostrapicua.

“É importante lembrar que o público também poderá participar da Mostra competitiva, escolhendo por voto direto o melhor filme e a melhor Interpretação”, destacou Thiago Briglia, idealizador da Mostra.

Confira as listas:

CINEMA

Solange não veio hoje – Hilda Lopes

Descamar – Nicolau

Última geração – Matheus Amorim

Balada para Raposo Tenório – Samuel Peregrino

Mansos – Juliana Segóvia

Cabana – Adriana de Faria

Bença – Mano Cappu

Sereia – Estevan de la Fuente

A Casa Amarela – Adriel Nizer

Deixa – Mariana Jaspe

Deságua – Ninna Fachinello

Resistência – Juraci Júnior

A Bici de Ramon – Benjamin Mast

Isso é Frescura? – Vanderlildo Silva de Souza

Saberes Ancestrais – Gustavo Zinder

O Despertar de Aiyra – Duda Rodrigues, Juliana Rogge

Morto Não – Alex Reis

LITERATURA

Prosa

NomeTítulo da obra
Inara NascimentoColar de Pucáá
Ricardo DantasEKA’TÎNTO
Sony Ferseck/ Wei PaasiKanaimî Paasi
Romério BrigliaCoragem fatal
João EuclidesEsqueceram o escritor
Gabriel AlencarPercurso
Rafah BlackLiberdade
Amarildo Ferreira JúniorAnimais Selvagens
Flor do campo (Andrea Estevam Dias)Marias
Edgar BorgesQuando o fim chegar

Poesia

NomeTítulo da obra
Eli MacuxiEnvelhecidas
Rosidelma FragaSy Aysú
Gabriel AlencarFragmentado
Maga (Maria Gabriela Villalba)Meu nome é mulher
Pê Artezes (Pâmela Duarte)O lugar que não é meu lar
Zanny AdairalbaO peso que enverga a alma
Tércio NetoTepequém Partido
Aline BaúChão
Caique Pinho SouzaRio (Deus está morto)
Victor Hugo Vieira Ko’ko non
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.