A laranja é uma das primeiras frutas a ser lembrada quando o assunto é consumo da vitamina C. E apesar de não ser a maior fonte desse nutriente, a acerola tem muito mais dele em menores quantidades. Essa vitamina é importante porque ajuda a modular as funções do sistema imunológico, além de participar da produção dos leucócitos, células de defesa importantes para o organismo. Para a glândula que nos interessa neste especial, é fundamental o bom funcionamento imunológico, pois ele garante absorção do ferro, mineral que normalmente está em falta em quem tem hipotireoidismo.
Pró-tireoide
A vitamina C também participa da formação das catecolaminas, neurotransmissores responsáveis pelas informações do sistema nervoso central, podem inibir ou ativar centros do cérebro capazes de dar comandos para produção hormonal, ou seja, estão diretamente ligados aos trabalhos da tireoide. Além da função antioxidante, que protege a glândula, preservando seu funcionamento, e também colabora, blindando o sistema nervoso do estresse oxidativo, garantindo que as ordens corretas sejam dadas ao corpo todo, inclusive à tireoide. Para fechar, a laranja contém selênio, ainda que não em quantidades tão expressivas, e também ferro é seu diferencial. O primeiro atua na transformação do T4 em T3 dentro das células de todo o corpo.
Como consumir
O único problema da laranja é que ela é bastante calórica, por isso as nutricionistas atestam que o consumo deve ser de uma fruta por dia. E prefira sempre a fruta no lugar do suco! Primeiro porque, ao consumir o bagaço, aumenta-se a ingestão de fibras e também porque na bebida sempre vai mais de uma unidade, normalmente leva até três laranjas.
Muita vitamina C e cama
Além de todos os benefícios que esse nutriente traz para a tireoide, ele também auxilia a saúde como um todo. Já foi comprovado que sua presença no organismo reduz gripes e resfriados, fazendo com que eles durem menos tempo. O nutriente não chega a curar totalmente o mal, como algumas pessoas costumam acreditar, mas ajuda a reduzir os sintomas, e alguns estudos apontam sua atuação nessas situações, impedindo que o quadro se agrave, evoluindo para uma pneumonia ou infecção pulmonar, que causaria muito mais complicações para a saúde. As fontes naturais da vitamina, como a laranja, são mais eficientes.