Cultura

Conheça o banho ideal para o recém-nascido!

A pediatra Ana Carolina Brito explica o método de banho de bebê utilizando um balde ofurô

O banho é uma das tarefas mais difíceis dos primeiros dias de vida do bebê. Além da falta de jeito natural da mamãe e do papai de primeira viagem, geralmente a criança chora, e muito, quando colocada nas banheiras tradicionais.

Por isso algumas mães vêm usando a técnica do banho ofurô em bebê. Esse procedimento consiste em dar banho no bebê em um balde com água morna, estilo ofurô. De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, o método recria a sensação de voltar ao útero materno, dando uma sensação de relaxamento para o bebê.

“O uso do balde, ou ‘ofurô’, funciona porque deixa o bebê tranquilo, aconchegado, bem apertadinho e envolto em água morna, como se estivesse novamente em posição fetal dentro do útero materno”, diz

Segundo a médica, o banho é indicado até os seis meses de idade ou enquanto o bebê couber no balde sem ficar de pé. “O banho no ofurô proporciona um momento de intimidade entre a mãe e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo”, relata.

Ela explica que a mãe deve ficar atenta à medida indicada de água no balde. “Porque quando o bebê se senta, a água sobe, e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não existir riscos de afogamento”, explicou.

Entre os benefícios que causam à criança está o alívio de cólicas e um sono mais tranquilo. Também é utilizado por muitas mães o chá natural de camomila para dar um banho relaxante e calmante.

“Esse tipo de banho transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial. O bebê fica numa posição de conforto a que ele está acostumado e facilita a hora banho. Coloque o bebê sentado com os bracinhos e perninhas encolhidas e dobradas, e encaixe-o com cuidado até o fundo do balde. Neste momento, a mãe pode reproduzir momentos da gestação, como falar ou até mesmo cantar para o seu filho”, explica.

Com o passar dos meses e com o desenvolvimento do bebê, você pode deixá-lo sem apoio da cabeça. Mas atenção! Somente quando ele já estiver com o pescoço e a cabeça bem firmes. O mesmo vale para a banheira comum. Mantenha sempre uma mão no bebê! Se precisar buscar alguma coisa, leve o bebê junto, mesmo que ele esteja todo molhado.

Para dar banho de balde em casa, o balde deve ter bordas arredondadas e deve ser comprado em lojas especializadas em artigos para bebês. Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 200,00. “Vale lembrar que esse balde não deve ser utilizado para nenhum outro fim”, finalizou.