As atividades aeróbicas são as que mais ajudam na hora de perder peso, pois proporcionam um grande gasto calórico, queima a gordura corporal e ajuda a fortalecer e definir a musculatura deixando o corpo mais bonito e saudável. Os exercícios físicos trabalham particularmente o cardiovascular que faz seu coração bater mais rápido e que utiliza os grandes músculos do corpo, é recomendado para ajudar a criar uma maior queima calórica diária.
De acordo com o educador físico Gledson Souza, é uma ótima opção para quem não é adepto da musculação e quer ter um corpo em forma. Ele explica que existem inúmeras opções de exercícios aeróbicos, o que facilita na hora escolher a que mais combina com o estilo de cada um. “Tem das mais calmas as mais agitadas, depende da que a pessoa se sentir mais a vontade” relata.
Caminhada e Corrida
Entre as atividades físicas mais comuns, a caminhada e a corrida são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais, pois diminuem a porcentagem de gordura do corpo com a queima de calorias. A caminhada de uma hora pode queimar em média 300 calorias, e uma hora de corrida de 600 a 700 calorias, lembrando que a queima de calorias vai depender muito da frequência e intensidade do treino. “Para variar o treino, vale ainda investir na bicicleta ergométrica ou sair pedalando ao ar livre. Entretanto, recomenda-se uma avaliação médica e uma avaliação física, antes de iniciar essas atividades” explicou.
Corrida e caminhada: diminuem a porcentagem de gordura do corpo
Jump
Fácil de encontrar nas academias de ginásticas da cidade, o Jump utiliza um trampolim, onde a atividade se baseia em coreografias com músicas de vários ritmos, que animam a aula. Uma hora de aula pode queimar de 400 a 700 calorias. “O jump trabalha tanto pernas, panturrilha como o abdômen. Além de melhorar a coordenação motora” explica o educador.
Pilates e Yoga
O princípio básico é a ativação dos músculos profundos do abdômen, promovendo a correta respiração, a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural. Além disso, o trabalho dos músculos superficiais do abdômen é extremamente solicitado na execução de inúmeros movimentos, contribuindo para a melhora da definição muscular. É recomendado aliar a outras, como exercícios aeróbios e de musculação, para melhorar os resultados. “Uma pessoa fazendo uma hora de Pilates vai queimar 270-460 calorias por sessão, dependendo se ela é um iniciante ou avançado” completou.
Pilates e Yoga: O princípio básico é a ativação dos músculos do abdômen
Artes Marciais
As artes marciais são hoje uma das modalidades mais procuradas nas academias, tanto por homens quanto por mulheres. O boxe, jiu-jitsu e o Muay Thai são atividades que mais podem ajudar na hora de quem quer perder peso rápido, cada aula pode queimar até mil calorias. Em todas as aulas, no aquecimento, são feitos abdominais, alongamento, polichinelo, entre outros, que colaboram ainda mais para a perda de calorias, fortalecimento e definição muscular.
Natação
Um dos esportes mais recomendados por não promover impacto no corpo, a natação é capaz de amortecer os movimentos e reforçar toda a musculatura, principalmente o abdômen. Uma hora de natação é capaz de queimar até 500 calorias. “Para perder peso, ou queimar gordura na natação, você deve aumentar o tempo que você gasta na piscina e nadar com mais frequência, além de uma dieta saudável” explicou.
Natação: Um dos esportes mais recomendados por não causar impacto
Dança
Incorporar dança em sua rotina de exercícios também ajuda a queimar calorias e trabalha muitos de seus principais grupos musculares. Dança de salão lenta queima cerca de 200 calorias enquanto a dança de salão rápido pode dobrar para 400 calorias gastas. Meia hora de dança moderna, balé ou dança aeróbica queima cerca de 200 calorias também. Zumba pode queimar cerca de 300 calorias durante uma sessão de meia hora.
Cultura
Conheça os melhores exercícios para perder peso
Saiba quantas calorias você pode perder com cada exercício físico