Cultura

Conheça os piores alimentos para sua saúde

Os alimentos que possuem alto teor de sódio e gordura são os piores para o organismo

Pizza, sorvete, batata-frita, cachorro quente são deliciosos, porém eles estão na lista de alimentos perigosos para a saúde.  Estes alimentos são tão gostosos para o nosso paladar que realmente é difícil evitá-los. Para uma reeducação alimentar é necessário buscar por alimentos naturais ricos em fibras e poucos calóricos.
“O foco da indústria alimentícia em produzir esses alimentos é o sabor, deixando de lado o valor nutricional”, explica a nutricionista Paula Moreira.  Segundo ela, uma única fatia de  pizza de supermercado possui 16% do Valor Diário de sódio, o que não é recomendado.
Salgadinho de batata possui 33% do Valor Diário de gorduras totais e uma salsicha de cachorro quente também é um grande vilão para a saúde, pois possui 20% do Valor Diário de gorduras saturadas.
Foto: Restaurante Web Uma salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais
É importante deixar claro que nenhum destes alimentos precisa ser excluído da sua rotina alimentar. “Especialmente aqueles que você gosta bastante. O que não deve ser feito é comer estes alimentos diariamente e em excesso” explicou a especialista.
Segundo a nutricionista, você pode escolher um alimento desse gênero e ingerir uma vez por semana. “É bom ficar atento aos valores nutricionais de cada alimento” explicou.
Foto: Camacha O principal problema da batata frita está no fato de ela ser uma fritura
Pensando nos malefícios que estas comidas proporcionam, a nutricionista elaborou uma lista com os alguns dos piores alimentos para o ser humano e alternativas saudáveis para substituí-las.
Refrigerante O problema do refrigerante, é que a bebida é rica em açúcar o que resulta em aumento de peso e gordura localizada. Uma lata de 350 ml do refrigerante tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar. São os sucos industrializados também são tão perigosos quanto o refrigerante, pois sua quantidade de vitaminas é mínima e possui alto nível calórico. Alternativas saudáveis: Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções muito melhores para a sua saúde, a água de coco também. Na hora da dieta, você pode optar por um suco de laranja sem açúcar.
Cachorro quente Uma salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, 20% de gorduras saturadas e 20,3% de sódio. A salsicha é uma carne processada como o bacon e por isso apresenta os mesmos danos à saúde. Alternativas saudáveis: Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por um lanche com queijo branco e peito de peru.
Salgadinho O salgadinho de batata é ainda mais nocivo do que a batata frita por ser preparado de maneira industrial, utilizando grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas. O alimento tem alto teor em gorduras e sódio e nada de vitaminas ou fibras. Um pacote de 50 gramas possui cerca de 33% do Valor Diário de gorduras totais e 9% de gorduras saturadas. Alternativa saudável: A pipoca preparada na panela ou a batata cortada em forma de chips e levada ao forno com azeite e alecrim são alternativas mais saudáveis.
Batata frita O principal problema da batata frita está no fato de ela ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas, ele perde os valores nutricionais. A porção de 100 gramas de batata frita possui 14% do Valor Diário de gordura saturada. Alternativa saudável: Uma maneira melhor de consumir a batata como petisco é cortá-la como se fosse um chips, dispor em uma travessa, colocar alecrim e azeite e levar ao forno. Caso você goste muito da batata frita, procure fazê-la em casa e sem reaproveitar o óleo, pois quanto mais utilizado, mais saturado ele fica e maiores os riscos para o coração.