Para quem quer sair de uma vida sedentária e começar a praticar exercícios físicos em busca de uma vida saudável deve ficar atento a um detalhe tão importante quanto o exercício em si, são as vestimentas adequadas para cada atividade. A escolha da roupa certa pode evitar problemas de saúde, como dores no joelho e na coluna.
Existem dicas que devem ser seguidas sempre, como roupas confortáveis e tênis adequado para a prática que se deseja realizar. Além de hidratação constante e o acompanhamento de um profissional qualificado, os esportistas devem respeitar o limite do seu corpo.
Começando pelo tênis que se deve usar, os tipos esportivos são os mais recomendados para as atividades físicas. Vale lembrar para o iniciante na prática física que há vários formatos de tênis, cada um para uma prática específica, como corrida, atividades de impacto como vôlei, basquete e esportes de impacto em geral.
Também há as questões anatômicas, portanto, na hora de comprar um tênis para a prática física, observe sempre três pontos: Um tênis apropriado para a atividade física a ser realizada; Que seja confortavelmente e compatível anatomicamente com os pés do usuário. E que nem sempre o tênis mais caro é o melhor.
Em geral, roupas mais “largas” não atrapalham na prática física, mas sim o tipo de tecido que a roupa é feita. Por exemplo, correr com bermuda jeans não é recomendado. O jeans é um tecido grosso, que causa atrito excessivo na pele, provocando assaduras e, em casos mais graves, até sangramentos, principalmente nas regiões próximas às articulações, no caso do quadril.
O ideal é utilizar tecidos leves, roupas próprias para a atividade física, principalmente roupas “largas”, por conta do calor excessivo de nossa cidade.
Outro erro bastante cometido na hora de escolher a vestimenta é acreditar que quanto mais quente for a roupa, mais a pessoa suará, mais ela vai emagrecer.
De acordo com o educador físico Gledson Souza, a transpiração não significa que o aluno está emagrecendo, mas sim que ele está perdendo água e sais minerais.
“O peso perdido será reposto no primeiro copo d’água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas para não interferir na transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar”, disse.
O educador físico ressalta que o que acontece é a pessoa transpirar muito e, após a atividade física, se pesar e ver na balança que “perdeu peso”, mas na verdade apenas ficou desidratada.
Especificamente para as mulheres, a dica é usar tops e sutiãs reforçados na hora de se exercitar. “Depende do tamanho dos seios e do tipo de atividade física que a mulher realizar. Geralmente as roupas de “malhação” são adequadas para isso, mas sempre é bom reforçar com um top para dar mais segurança às mamas, caso a prática física seja mais intensa. O mesmo princípio vale para o tamanho das mamas, quanto maior, mais reforço se faz necessário”, contou.