
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (Iphan-RR) promoverá, nesta quinta-feira (21), uma série de eventos com foco na preservação do Patrimônio Cultural. A programação debate sobre o patrimônio afro-brasileiro e indígena, além da mobilização para a salvaguarda da Literatura de Cordel.
Ao todo são três momentos, sendo o Encontro Salvaguardar Afetos voltado para povos de terreiros e comunidades tradicionais e apresentará os resultados da primeira edição do evento, realizada em 2023. Conforme o Iphan, durante o encontro, será divulgado um relatório com as principais demandas das comunidades sobre a preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, que será compartilhado com outros órgãos para o planejamento de ações coletivas.
Larissa Guimarães, superintendente do Instituto, destaca que o evento busca dar continuidade às iniciativas do Iphan em Roraima. Ela ainda ressaltou que o Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) do Iphan tem sido um aliado fundamental nesse processo.
“Os diálogos nunca pararam, e é essencial ampliar os espaços de participação social para desenvolver estratégias que protejam as referências culturais das comunidades tradicionais de matriz africana no estado”, afirmou.
A programação inclui encontros no Templo de Umbanda Ogum Yara e no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Confira:
Programação
Reunião Ampliada pelo Processo de Registro do Areruya Ingarikó como Patrimônio Cultural do Brasil
Horário: 9h
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas da UFRR
Endereço: Av. Cap. Ene Garcês, 2413, Aeroporto, Boa Vista (RR)
Encontro de Mobilização para a Salvaguarda da Literatura de Cordel em Roraima
Horário: 14h30
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas da UFRR
Endereço: Av. Cap. Ene Garcês, 2413, Aeroporto, Boa Vista (RR)
Encontro Salvaguardar Afetos: pela preservação do Patrimônio Cultural dos Povos de Religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira de Roraima
Horário: 18h30
Local: Templo de Umbanda Ogum Yara
Endereço: Rua Thereza Magalhães Brasil, nº 220, Senador Hélio Campos, Boa Vista (RR)