A cultura japonesa estará em evidência até o sábado, 21, no hall da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio de uma exposição de fotos e calendários com pontos turísticos do país e de uma programação de atendimentos e palestras gratuitas, elaboradas pelo Consulado Japonês no Brasil.
As fotos, segundo Elizabeth Mitie, membro da Associação Nipo-Brasileira de Roraima (Anir) são para chamar a atenção dos visitantes para a programação que inicia na sexta-feira (20), quando representantes do consulado do Japão estarão em Roraima.
“Na tarde desta sexta-feira será feito o serviço consular, voltado para atualizar o cadastro dos japoneses residentes em Roraima e para o público em geral que queira, por exemplo, tirar o visto japonês”, explicou Elizabeth.
No sábado, a partir das 9h, será realizada uma palestra sobre bolsas de estudo no Japão e, em seguida, o professor Dr. Ismar Borges de Lima fará um depoimento da experiência que viveu quando foi estudante bolsista. O objetivo é apresentar o programa de bolsas de estudo, desde a graduação até o doutorado.
“O foco do Japão é o Brasil como parceiro comercial e diplomático, já que a maior população japonesa fora do Japão reside no país”, disse Elizabeth.
Japão em Roraima
Os primeiros japoneses que vieram para Roraima chegaram em 1955, e desde então a população só cresceu. Dentre as famílias de imigrantes está a do deputado Masamy Eda (PMDB).
A ANIR foi criada com o objetivo de unir as famílias e difundir no Estado a cultura japonesa. A associação mantém a Escola de Língua Japonesa há 6 anos, com cursos de nível básico, intermediário e conversação. Hoje são 60 alunos e a maioria de não descendentes, contou Elizabeth. “São, na maioria, curiosos e interessados na cultura mangá e anime”.
A escola funciona no prédio da Faculdade Fares, na Rua Juscelino Kubistchek, bairro São Pedro.
Cultura