A Sala Roraimeira do Teatro Municipal foi palco da live mundial – #CorosPorLaPaz (Coros pela Paz), na qual cerca de 90 coralistas da Prefeitura de Boa Vista, entre representantes do Coral do Servidor, Coral de Flautas, Infantil e Adulto do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) fizeram um manifesto pela paz junto a representantes de corais de mais de 60 países, no último domingo (26).
A live tinha como objetivo promover um canto coletivo pela paz, com foco na guerra da Ucrânia e outros conflitos bélicos ainda ativos. Participaram desta edição, representantes da Sociedade Coral Ucraniana, com intervenção dos coros de Kiev, Odessa e outras cidades ucranianas, americanas e europeias.
“Por meio do nosso coral podemos dizer ao mundo que cessem os conflitos e estabeleçam a paz. A música tem o poder de deixar as pessoas felizes e esperamos que através do canto a nossa mensagem pela paz chegue a todos”, disse o maestro Francisco Felício, diretor-presidente do IBVM, destacando a relevância deste ato pela paz.
O integrante do coral de adultos do IBVM, Itallo Rafael, não escondeu a emoção em participar do evento. “Fazer parte de um evento mundial como esse é muito gratificante e fiquei extremamente feliz com o convite. Além disso, é um orgulho fazer parte do IBVM, um instituto pioneiro em Roraima que é símbolo de trabalho com excelência”, comentou.
Este ano, o evento contou com o apoio do compositor americano Jim Papoulis, que compôs “Sing a Hymn for Peace”, um hino criado especificamente para esta edição, que foi traduzido para inglês, espanhol, português e outras línguas. Este hino, juntamente ao cânone tradicional “Dona nobis pacem”, foram as duas obras executadas na live.
O evento foi transmitido ao vivo através das páginas oficiais: www.corosporlapaz.org e www.youtube.com/coralsantiagoapostol/live.