Sedentarismo, obesidade esforço repetidos e atividades físicas intensas são alguns hábitos que favorecem as dores na região lombar e na coluna cervical. A principal vilã desse desconforto é a má postura adotada em diversos momentos do nosso dia-a-dia. Hérnia de disco, escoliose Ler e lombalgia são apenas alguns dos problemas decorrentes da postura inadequada.
De acordo com a fisioterapeuta Mariann Mesquita, as pessoas devem observar a posição da cabeça, dos ombros e quadril. “Um exemplo seria deixar a cabeça reta para frente, (olhar à frente para o horizonte),os ombros alinhados um pouco para trás, com a intenção de manter o peito p ara frente e a barriga mais para trás (como se estivesse contraída) e o quadril alinhado sem inclinações laterais” exemplificou.
É preciso ficar atento na hora do trabalho, estudo ou até mesmo no lazer. Usar o computador por horas pode prejudicar a saúde da coluna.
A fisioterapeuta Mariann Mesquita dá dicas para manter a boa postura
De acordo com a fisioterapeuta, nos dias atuais, em que a tecnologia cabe na palma da mão, as queixas de dores em coluna cervical vêm aumentando, em função do longo período em que as pessoas passam em posição de flexão – uma vez que a tela fica em uma posição muito abaixo do nível dos olhos.
Segundo ela, a forma mais correta é utilizar o computador em uma mesa/escrivaninha e sentar-se em uma cadeira na frente. “Manter a cabeça alinhada, costas eretas e apoiadas pelo encosto da cadeira, deixar os punhos retos em posição neutra alinhados com o antebraço e os dedos livres, já o quadril e joelhos devem ficar flexionados e os pés apoiados no chão” explica a especialista.
A fisioterapeuta afirma que a má postura ao dirigir pode gerar hérnia de disco, escoliose, dores na lombar e coluna cervical, além de dores nos membros inferiores e superiores.
“Outro erro recorrente é na hora de dormir, posições de barriga para baixo ou barriga para cima na hora do sono são perigosas, pois estas posturais deixam a coluna com alinhamento incorreto” comentou.
A fisioterapeuta Mariann completa dizendo que o travesseiro não pode ser muito alto, para não aumentar a curvatura da coluna cervical, e nem muito baixo – deve estar na metade do ombro. Não se esqueça de que além da boa postura para dormir, também precisamos ter uma boa postura ao levantar da cama.
Atividades físicas
Os problemas de uma má postura na posição em pé são similares aos da postura sentada, quando fazemos atividades físicas podemos gerar desalinhamento em quadril e a porção final da coluna, dores em membros inferiores, lombalgia, etc.
A fisioterapeuta afirma que devemos estar o mais alinhado possível quando caminhamos, corremos ou exercemos qualquer atividade. Segundo ela, a cabeça deve estar ereta e os ombros em linha reta. Para proteger a coluna vertebral, tente manter o abdômen em contração. Os quadris devem acompanhar as passadas para frente e para trás, assim como os membros superiores devem movimentar-se junto com o andar das pernas. Ao pisar o calcanhar tem de ser o primeiro a tocar o chão, depois a planta e por último a ponta do pé, que irá auxiliar no impulso.
“É necessário evitar posturas de estresse articular, e desalinhamentos na coluna, evitar também fazer exercícios com abdominal relaxado, porque isso prejudica bastante o posicionamento da coluna lombar” completou Mariann.
É preciso ficar atento na hora do trabalho, estudo ou até mesmo no lazer
As pessoas devem observar a posição da cabeça, dos ombros e quadril
Cultura
Corrija os erros de postura que favorecem a dor nas costas
Dirigir, dormir e até mesmo andar podem gerar problemas na coluna