Cultura

Crianças fazem exposição de arte inspiradas em Romero Britto

As peças produzidas pela garotada ficarão em exposição até o dia 27 de outubro

A cor e a alegria do artista plástico Romero Britto servirão de fonte de inspiração para uma exposição de arte que acontecerá no pátio da escola Sociedade da Criança até o dia 27 de outubro. Na mostra, crianças entre um e cinco anos mergulharam no universo do artista plástico pernambucano e apresentam pinturas e esculturas com cores vibrantes.

Alunos do maternal ao segundo período participam do projeto cultural que tem o objetivo de ampliar o conhecimento baseado na experiência de uma Vernissage. Ao todo, são 90 crianças.

A ideia da exposição foi da coordenadora pedagógica Raroma de Lucas. Segundo ela, os alunos que participaram do projeto recebem incentivo ao desenvolvimento em habilidades artísticas, soltaram a criatividade e estão descobrindo talentos especiais.

“Escolhemos Romero por seu um artista plástico brasileiro, ele se inspira em cores primárias, e seus desenhos são lúdicos e pedagógicos, possibilitando motivar e inspirar através de gravuras a expressão de arte nas crianças”, comentou.

Em sala de aula, eles aprenderam sobre a forma de criar do artista plástico Romero Britto e começaram a produzir as peças. Ao final, os próprios professores juntaram a produção e montaram a exposição.

Bola, flor, coração, peixe, sapato, dentre tantos outros componentes, cada turma assumiu um tema, o que resultou numa exposição cheia de figuras, tons e significados. “A metodologia utilizada foi colorir os desenhos com tinta guache, giz de cera e lápis de cor. Sempre deixando as crianças usarem sua criatividade, sendo bem divertido para as mesmas”, ressaltou Raroma. A escola está localizada na Rua João Alencar 1418, BR 174, no Bairro Aeroporto.

Romero Britto

O artista nasceu em 6 de outubro de 1963 e começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco, estado em que nasceu. Aos 8 anos passou a se interessar pelas artes plásticas. Britto alega ter criado seus quadros para evocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”.

Seu estilo acrescenta o gênero do pop arte com certos cacoetes estilísticos típicos da arte gráfica das histórias em quadrinhos.

Serviço
Exposição inspirada em Romero Britto
Data: Até 27 de Outubro
Local: Escola Sociedade da Criança