Cerca de 150 crianças imigrantes venezuelanas, que hoje vivem em abrigos da capital Boa Vista, participam de um dia de lazer. A ação faz parte do projeto “Pátio do Bem” da Operação Acolhida com o Pátio Roraima Shopping.
De acordo com estimativa de Eduardo Stein, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), até o fim de 2019, um milhão a mais de venezuelanos deve sair do país por causa da crise econômica e política. Até o momento, cerca de quatro milhões já abandonaram o país. A travessia ao Brasil é, em muitos casos, feita a pé de Santa Elena de Uairén (VE) a Pacaraima, cidade roraimense na fronteira e a 250 km da capital Boa Vista. Adultos e crianças que saem em uma caminhada exaustiva, que às vezes leva dias, em busca de uma vida melhor.
Em Roraima, a Operação Acolhida segue em pleno exercício, em cujo contexto foi estabelecida a Força-Tarefa Logística Humanitária. A Operação é conjunta, interagências e de natureza humanitária, envolvendo as Forças Armadas e vários órgãos da esfera federal, estadual e municipal, além de agências internacionais e organizações não governamentais. Segundo a mesma, ao todo, são 1.680 crianças entre zero e 12 anos nos nove abrigos de Boa Vista – onde podem ficar crianças.
Para a cel. Carla Beatriz, uma das responsáveis pela Operação no estado, essas crianças precisam também interagir com o ambiente externo. “Decidimos por levar ao dia de lazer no shopping crianças de sete a 11 anos dos três abrigos ‘Rondom’ [nome dos abrigos], onde há um maior número de crianças e, pela proximidade, a logística é mais segura. É muito bom que elas possam, de vez em quando, sair dos abrigos para interagir com o ambiente externo e esquecer os problemas que vivem ou viveram”, explicou.
Ainda de acordo com a cel., as Forças Armadas fornecerão três ônibus com água e suco para o transporte das crianças. Além disso, em torno de 25 pessoas, entre militares, agências e ONGs, estarão presentes no dia da ação para auxiliar no que for necessário. Na terça-feira, as crianças devem sair dos abrigos por volta das 10h.
A iniciativa surgiu em decorrência das inúmeras situações envolvendo a imigração venezuelana retratada pela mídia local. “Só quem vive aqui no estado, sabe a real situação. A imigração continua lotando os abrigos, ruas da cidade e muitos desses venezuelanos vivem em situação de total vulnerabilidade. O que nos preocupa, principalmente, é que as crianças são as mais prejudicadas e não têm culpa de nada do que está acontecendo”, desabafou Victor Araújo, coordenador de Marketing do empreendimento.
Confira a programação completa do “Projeto Pátio do Bem”:
As 150 crianças devem chegar ao Pátio Roraima Shopping por volta das 10h30 de terça-feira (02). Às 11h, elas terão uma sessão exclusiva de cinema, no Cine Araújo, onde vão assistir a animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2”. Após o filme, serão encaminhadas à praça de alimentação do local para o almoço.
Além do cinema e almoço, as crianças também poderão aproveitar operações infantis do Pátio Roraima, onde terão entrada liberada para brincar e se divertir.