Cultura

Cufa realiza ação para lembrar o Dia da Favela

A ação terá uma programação especial para lembrar o Dia da favela

Hoje, dia 04 de novembro, é comemorado o Dia da favela em todo o país. A data foi criada com a proposta de promover uma reflexão sobre as diferenças sociais do país. Em Roraima, será realizada uma ação social, hoje (04), no Centro Educacional Infantil Príncipe Encantado de 14h às 17 horas. A escola fica localizada na Rua Raimundo Alves de Souza, 745, no Bairro Senador Hélio Campos.

A programação conta com uma tarde de lazer em comemoração ao dia da favela, com cortes de cabelos e penteados gratuitos para a comunidade. Além de apresentação de capoeira, a presença da Beleza Negra Parlla Duarte e a participação do artista plástico e grafiteiro Vando Leite. O cantor e compositor Mike Gui Bras será uma das atrações.

CUFA

A CUFA – Central Única das Favelas é uma organização reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Em Roraima, a central tem como representante Nerley Guerreiro. Segundo ele, como parte das atividades do Cufa, promove atividades nas áreas da educação, lazer, esporte, cultura como rap, audiovisual, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios usados como ferramentas de integração e inclusão social.

“Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Deste modo, ela vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas”, explicou Guerreiro.

Serviço
Dia da Favela
Data: 04 de novembro
Local: Centro Educacional Príncipe Encantado
Endereço: Rua Raimundo Alves de Souza, 745, no Bairro senador Hélio Campos.
Entrada Franca