Cultura

Cuidado com alimentos que podem sabotar a sua dieta

Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado

Começou uma dieta e já sabe que precisa substituir alimentos gordurosos por aqueles mais saudáveis, certo? Porém existem alguns hábitos alimentares que até podem parecer inofensivos, porém eles são responsáveis por contribuir para que você engorde em vez de emagrecer.
A nutricionista Ana Paula Lima faz uma lista dos principais erros na hora de fazer uma dieta para perder peso. Segundo ela, a mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta, o cardápio possui uma exigência em que a pessoa consuma mais frutas e legumes em vez de massas e frituras, porém existem alguns itens que passam despercebidos na hora de fazer a dieta e atrapalham o resultado.
“É necessário priorizar alimentos mais nutritivos e escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição. O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado” comenta a especialista.
Conheça alguns alimentos que sabotam a dieta sem você perceber
Um dos principais erros é pensar que para emagrecer basta comprar todos os produtos light ou sem gordura do supermercado. Nada mais errado e muito pelo contrário, alguns destes alimentos são os piores para a saúde. A maioria deste tipo de produto está recheada de conservantes, sal e açúcar, por isso, da próxima vez que estiver tentado a adquirir algo do gênero leia atentamente o rótulo para verificar essas quantidades. O mais certo é deixá-lo ficar atrás.“Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, porém quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces e isso pode reverter o resultado da dieta” completou.
Com grande valor nutricional, o açaí se destaca pelos seus antioxidantes. Muito consumida pelos atletas, a fruta é uma ótima opção para aqueles que praticam atividades físicas, mas deve se ter cuidado pois a fruta é muito calórica, são 248 calorias em 100 gramas. Os complementos na hora de consumi-lo como banana, granolae mel também costumam tornar ainda mais calórica a fruta. “O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas”, explica.
Outro exemplo é a barrinha de cereal que está sempre nas dietas de quem pratica exercícios físicos. “As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias, elas são indicadas para substituir um lanche no meio da tarde” disse.
Cuidado com as saladas
As saladinhas costumam ser uma opção saudável, leve e refrescante para os  dias quentes em Roraima, mas segundo a nutricionista, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.
“É ilusão pensar que salada não engorda. Se a receita foi preparada sem cautela, será um prato calórico e pouco nutritivo. Mas, não se engane: não é porque se trata de verduras e legumes que o prato pode ser composto de qualquer item” ressaltou.
A nutricionista explica que se alimentar apenas de folhas é um grande erro, pois ao passar fome, as pessoas podem começar a comer o dobro e em horários não indicados. “Tome cuidado com alguns complementos que podem tornar sua receita engordativa e pouco saudável. Por outro lado, esse tipo de alimento não é suficiente para manter a saúde, portanto, esqueça aquele conceito de alimentação leve, a base de um prato lotado de folhas. Uma refeição balanceada necessita de carboidratos, fibras e proteínas” relatou.
Quem deixa de comer com o intuito de diminuir o peso está para lá de equivocado. Pode até achar que perdeu alguns quilinhos indesejáveis com esse sacrifício, mas longos períodos sem se alimentar levam à redução do funcionamento do metabolismo e a consequência é que o corpo não queima as calorias devidamente. Portanto, o efeito é o inverso do esperado.
Comida japonesa engorda?
A comida japonesa vem fazendo sucesso por ser uma alimentação balanceada, feito com alga, vegetais e frutos do mar, porém o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Como qualquer comida, a japonesa pode engordar se for consumida em excesso. Pode-se saboreá-la até mesmo todos os dias, desde que fique atento às quantidades e à forma de preparo dos alimentos. O ideal é fugir das frituras.