As principais fontes de energia elétrica na Região Norte do Brasil são usinas hidrelétricas e outras fontes renováveis importantes no combate contra o aquecimento global. Contudo, a construção de tais usinas é motivo de severas críticas por parte de ecologistas pelo mundo inteiro, já que, para que haja essa construção, é necessário que sejam devastadas enormes quantidades de árvores, provocando a extinção de grande variedade de mamíferos, aves, peixes e insetos, muitos dos quais desconhecidos pelos cientistas, além de interferir na vida de grupos indígenas.
Sobre esse tema será realizado nessa terça-feira (05), abrindo a programação cultural da Casa do Neuber, o Bate Papo Cultural. O evento é realizado em parceria com os Reagentes Culturais de Roraima.
“É uma imensa satisfação apresentar a segunda edição do Bate Papo Cultural, na Terça Cult, dia em que iremos debater o tema “Fontes de energia e hidrelétricas na Amazônia” e os impactos ao meio ambiente. A ideia é conversar abertamente, com a participação da plateia, sobre este que é um dos assuntos mais pertinentes do momento, na região”, explica Carolina Uchôa, uma das organizadoras do evento.
Na programação do debate, está confirmada as presenças de Ciro Campos (ativista ambiental, biólogo e líder do Movimento Puraqué – em prol do Rio Branco e das Corredeiras do Bem Querer), Prof. Vladimir de Souza (doutor em Geologia e coordenador do projeto Hydros, na UFRR) e Alexandre Heinklain (engenheiro civil e secretário de planejamento de RR). Joaci Luz (Doutor em Agronomia/EMBRAPA RR) será o mediador.
O palco musical terá a presença de Tauã Uchôa, com voz e violão. A Casa do Neuber está localizada na Avenida Ville Roy, 8228, no São Vicente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3224 2567. A entrada é franca.
Serviço
Bate Papo Cultural
Data: 05 de janeiro (Terça-feira)
Local: Casa do Neuber
Hora: A partir das 19 horas
Entrada Franca
Informações: (95) 3224-2567