Uma delegação formada por 2 Pajés, um Gestor Público e 1 Professor foi convidada para participar da segunda edição do Festival de Cultura Brasileira que ocorre em Gmund, Áustria nos dias 05, 06 e 07 de abril. O local é conhecido como cidade das artes, e o evento ocorre em um castelo medieval datado em 1240.
A comitiva é formada pelo Professor Pesquisador Carlos Alberto Medeiros, pela gestora do Projeto Roraima Somos Assim, Jaqueline Medeiros, pela Pajé Macuxi Iolanda Pereira da Silva, pelo Escultor em madeira e grafista das pinturas corporais indígenas Gideão Pereira Lima. Durante o encontro, serão levados as obras ‘Antropologia da Etnia Macuxi’, ‘ Saberes, costumes e tradição da etnia macuxi’, ‘A cura macuxi’, ‘A cura wapixana’, além de peças de artesanato, sementes, receitas entre outros objetos que representam a cultura indígena.
“Nós queremos levar uma mensagem, e mostrar que cada traço e receita não são produtos comerciais, e por isso esses símbolos precisam ser tratados como saberes e não um objeto” explica Carlos Alberto.
Segundo ele, uma das cartilhas foi produzida sobre o Uiramutã. “Contamos com o apoio do município como parceiro, e a ideia é distribuir o material em todas as escolas do município para servir como material didático” disse.
Além dos representantes roraimenses, o evento contará também com artistas do Amazonas.
Festival
As organizadoras do evento são as brasileiras, Verônica Schell, jornalista potiguar e fundadora da Associação Cultural Austria Brasil; a pedagoga sergipana, Vanessa Noronha Tölle, presidente e fundadora da Associação Papagaio; e a psicóloga amazonense, Geise Perrelet, residente na Suíça.
O festival vem sendo uma plataforma de divulgação de artistas de diversas partes do Brasil. Com uma programação que engloba artes plásticas, fotografia, dança, música, performances, documentários e palestras.