Dia 17 de outubro é lembrado como dia da música popular brasileira. A data foi criada em homenagem a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. Ela é considerada como a pioneira no estilo no Brasil.
Há dez anos, a data virou lei por meio do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012.
Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
Minissérie da Globo contou a história da compositora na TV (Foto: Divulgação)
Sua vida foi contada por meio da minissérie produzida pela Rede Globo e exibida de 12 de janeiro a 19 de março de 1999. Chiquinha foi interpretada pela atriz Regina Duarte em sua fase mais madura, e por Gabriela Duarte enquanto mais jovem.
A vida da compositora Chiquinha Gonzaga, que escandalizou a sociedade carioca de sua época com seus ideais libertários da população negra e com a popularização do samba como música genuinamente brasileira.
Pela sociedade da época, Chiquinha foi discriminada por criar seu filho sozinha, por abandonar dois maridos, por trabalhar, viver da música.
Ativa participante do movimento abolicionista, vendia suas partituras de porta em porta para comprar a alforria de escravizados. Sua mãe era negra e de origem humilde, o pai, um homem branco militar.