DATAS COMEMORATIVAS

Dia de Iemanjá: Entenda que representa a mãe dos orixás

O Dia de Iemanjá é celebrado em 2 de fevereiro

(Foto Divulgação)
(Foto Divulgação)

O Dia de Iemanjá é uma celebração ligada às tradições da religião afro-brasileira. Iemanjá é considerada uma divindade associada às águas, sendo venerada como a orixá do mar, da fertilidade e da maternidade. 

O Dia de Iemanjá é celebrado em 2 de fevereiro, data que coincide com as festividades católicas dedicadas à Nossa Senhora dos Navegantes. A sincretização entre as tradições africanas e as práticas católicas é comum no Brasil, e muitas vezes as divindades do Candomblé são associadas a santos católicos.

Nessa data, devotos de Iemanjá costumam fazer oferendas à divindade, como flores, perfumes, joias e comidas, depositando esses itens no mar como forma de homenagem. Muitas pessoas vestem roupas brancas, que são consideradas a cor tradicional para as festividades relacionadas a Iemanjá. Além disso, é comum realizar procissões em algumas localidades costeiras, onde os participantes caminham em direção ao mar para prestar homenagens à orixá.

O Dia de Iemanjá é uma oportunidade para os praticantes do Candomblé e seguidores de religiões afro-brasileiras expressarem sua devoção e renovarem suas conexões espirituais com essa divindade, buscando proteção, bênçãos e equilíbrio nas áreas simbolizadas por Iemanjá.