Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros – médicos na comunidade onde viviam. No século IV, época das perseguições aos cristãos comandadas pelo imperador Diocleciano, Cosme e Damião foram presos, acusados de feitiçaria. Os irmãos morreram no ano 303.
Oficialmente, a Igreja Católica alterou a data em sua homenagem para o dia 26 de setembro, porém muitos católicos continuam a comemorar a data originalmente no dia 27, data em que foi inaugurada uma basílica em homenagem aos santos, em Roma.
No Brasil, a devoção aos santos foi trazida com os portugueses para o Brasil e misturou-se à cultura africana. O Dia de São Cosme e Damião também é comemorado em 27 de setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque.
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros (Foto: Divulgação)
Oração para São Cosme e Damião
“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu’. São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém”.