Cultura

Doenças da boca têm relação com a má alimentação

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo

Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

De acordo com o cirurgião dentista João Batista, uma boa higiene bucal começa com uma boa alimentação. Segundo ele, uma alimentação saudável e balanceada diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.

“Além da escovação diária dos dentes, é importante ter um cuidado com a alimentação, evitar o fumo e bebida alcoólica. Esses itens têm relação direta com a saúde bucal” disse.

Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo.

As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

“Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes” reforçou.

Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições, também colabora com a saúde bucal. Quem usa aparelho ortodôntico, deve se preocupar ainda mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos.