Cultura

Dunkirk | Novo filme de Nolan estreia nesta quinta

"Cenários de Guerra são captados de forma grandiosa", avaliou a crítica

Dunkirk, o tão aguardado novo filme de Christopher Nolan (Batman: Cavaleiro das Trevas, A Origem, Interestelar) chega aos Cinemas nesta quinta-feira, 27, para o alívio geral dos fãs do diretor.

A trama remonta a Segunda Guerra Mundial, momento em que a Alemanha avança rumo à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunkirk. E sob cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas são lentamente evacuadas da praia.

Nolan é conhecido pelos fãs por se recusar a filmar com tecnologia digital, ou seja, ele evita o 3D e aposta no formato antigo do 70mm e se posiciona contra exibições em telas pequenas, incluindo o lançamento de filmes diretamente em plataformas de streaming.

Segundo a crítica, Dunkirk apresenta uma proposta visual excelente. “O diretor tem plena consciência dos ângulos, lentes e movimentos de câmera adequados para provocar a máxima experiência de tensão.

O cenário da guerra é captado de maneira grandiosa, pela amplitude das praias, mares e céus, e também intimista, por se focar em dramas humanos pontuais, silenciosos, envolvendo a vida de anônimos.

O projeto também impressiona pela ousadia narrativa e comercial. Nolan cria uma história dividida em três vertentes, cada uma com um protagonista: o garoto Tommy tentando fugir da praia, o patriota Dawson (Mark Rylance) indo voluntariamente à batalha, e o piloto Farrier (Tom Hardy) tentando destruir aviões inimigos.

O resultado é um projeto sem protagonismo definido, com poucos atores famosos, em trajetória não linear, e que não perde tempo explicando particularidades da guerra.

Além disso, Dunkirk evita a sucessão de explosões e cenas de heroísmo. O que Nolan entende muito bem”.

– Desejos, de John R. Leonetti
– Como se Tornar um Conquistador, de Ken Marin
– Em Ritmo de Fuga, de Edgar Wright
– Esteros, de Papu Curotto
– Foucault Contra Si Mesmo, de François Caillat
– Love Film Festival, de Manuela Dias
– O Reencontro, de Martin Provost
– O Reino da Beleza, de Denys Arcand