Cultura

Encontro de inovação tecnológica reúne projetos de Jovens cientistas

O Projeto BITERR está em sua 6ª Edição, e será apresentado na próxima terça-feira (23) no Tapiri do Sesi, a partir das 8 horas

Cada vez mais a tecnologia tem proporcionado várias soluções para melhorar a vida das pessoas, seja através da medicina, eletrônica, recursos digitais ou iniciativas sustentáveis. Para incentivar, o Projeto Bolsas de Iniciação Tecnológica de Roraima – BITERR apresenta dezessete novos projetos ligados à inovação científica. 

A feira será realizada no Tapiri do Sesi na terça-feira (23) de 8h ao meio dia. Os projetos são de autoria de estudantes da UFRR, UERR e Estácio Atual. No horário da tarde, haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados na disputa de melhor projeto nas áreas que englobam inovação, gestão, tecnologia e empreendedorismo.

De acordo com Karina Almeida, coordenadora do projeto, a proposta é estimular os acadêmicos de universidades e faculdades locais, públicas ou particulares, a criarem pesquisas e práticas voltadas à melhoria de produtos, processos ou serviços oferecidos para a iniciativa privada. Segundo ela, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos recebem concessão de bolsas sob a coordenação de professores.

“Haverá uma apresentação em que vários projetos inovadores serão apresentados, mostrando à plateia que a tecnologia está, sim, a serviço da comunidade”, relata. Um dos conceitos centrais do encontro é promover o pensamento de que o envolvimento do estudante é necessário para melhorar o empreendedorismo comercial no estado.

“As atividades e experiências vivenciadas fora da sala de aula trazem inúmeros benefícios, como: maior segurança, autoestima, valores altruísticos e reconhecimento através da divulgação pública do seu trabalho”, completou.

Entre os projetos apresentados estão as mais diversas áreas, entre elas, chopp artesanal, catálogos de marketing, aplicativos para empresas, Sistemas de irrigação, comunicação e marketing digital, monitoramento na qualidade entre a água, entre outros. O Encontro é uma proposta do IEL Roraima em parceria com o SENAI e o SEBRAE.

Avaliação

Os avaliadores dos trabalhos serão os representantes do SEBRAE/RR e IEL/RR, realizadores do Projeto, e do SENAI/RR, parceiro do projeto. Atribuirão uma nota para cada projeto. No final, o somatório das notas irá eleger realmente aqueles projetos que mais se destacarem e obtiverem maior pontuação de acordo com os critérios estabelecidos no Edital da 6ª Edição do Projeto.

Premiação

O bolsista vencedor irá receber além de troféu e certificado, um tablet e uma passagem aérea com destino a escolher. As empresas, instituição de ensino e o professor orientador também irão receber premiações de acordo com a posição no concurso.