O ensino médio dos Macuxi no IFRR: narrativas analíticas de um professor é o título da obra de autoria do professor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Marcos Oliveira que será çançado nesta terça-feira, 26, no auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), localizado na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).
O evento terá início às 20 horas e é aberto ao público. Na ocasião, haverá apresentação do grupo de dança Parixara, da Organização dos Indígenas da Cidade, e do professor de música do CAM Lucas Lima, com uma apresentação musical.
“Essa obra é resultado do meu doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. Foi uma pesquisa de 4 anos sobre o movimento dos estudantes macuxi aí Campus Amajari quê reuniu conversas com mais de 70 pessoas. Entre estudantes, servidores, lideranças indígenas pais de alunos e estudantes de 4 escolas indígenas das comunidades Barro, Contão, Três Corações e Guariba” explicou o professor.
Marcos Oliveira atua desde 1994 no ensino público. “É um público que apresenta muitos desafios. Mas tem muita disposição e vontade de aprender” completa.
O evento também contará com a diretora-geral do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, que vai contar sua experiência como mulher indígena à frente de um dos campi do IFRR e os desafios enfrentados durante a gestão. Ela iniciou a carreira como professora EBTT no Campus Amajari em 2014, porém atua no magistério desde 1996.
O professor Marcos Oliveira atua na educação pública desde 1994. (Foto: Arquivo pessoal)
Além do cargo de docente, assumiu a Coordenação do Programa Mulheres Mil/Pronatec na unidade de ensino e participou de diversas comissões internas. Em 2016, exerceu a função de diretora de Ensino, na qual permaneceu até ser eleita como diretora-geral do CAM em 2020.
O ebook O ensino médio dos Macuxi no IFRR: narrativas analíticas de um professor está disponível para download por meio do link.