O dia primeiro de novembro é celebrado em todo o país como o Dia De Todos os Santos. A data alusiva tem origem da igreja católica, que faz memória nesse dia de todos os santos e mártires canonizados ou não. Para entender a origem da comemoração, confira na matéria a seguir.
A celebração teve origem no século IV, na Antioquia, quando se recordam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nessa festa do calendário cristão, são lembrados e homenageados todos os santos.
Durante os 12 meses do ano, alguns santos tem suas datas comemorativas e algumas até consideradas como feriado, como por exemplo o dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado dia 12 de outubro, feriado nacional.
Em razão disso, o dia foi criado para lembrar de todos aqueles que, mesmo sem uma data especial ou sem ser formalmente reconhecido pela Igreja como santo, viveram em santidade segundo os princípios da instituição.
A comemoração permaneceu no primeiro domingo após Pentecostes até o ano de 835 d.C., quando o papa Gregório IV decide intitular o dia 1º de novembro como dia de Todos os Santos.