Escritora indígena macuxi lança obra sobre 'Ficção Afro-Indígenas Futurista'

A obra, escrita por pessoas negras e indígenas, explora os temas dos sonhos e da passagem do tempo, unindo elementos futuristas às cosmologias afro-indígenas

Sineide Macuxi lança “Refração: Livro de Contos de Ficção Afro-Indígenas Futuristas” nesta terça (Foto: Divulgação)
Sineide Macuxi lança “Refração: Livro de Contos de Ficção Afro-Indígenas Futuristas” nesta terça (Foto: Divulgação)

A escritora roraimense Sineide Macuxi lançará sua mais nova obra, Refração: Livro de Contos de Ficção Afro-Indígenas Futuristas nesta terça-feira (20) . A obra, escrita por pessoas negras e indígenas, explora os temas dos sonhos e da passagem do tempo, unindo elementos futuristas às cosmologias afro-indígenas.

Uma característica marcante de Refração é seu formato ecológico, confeccionado com materiais recicláveis e impresso em estilo de jornal, o que reflete o compromisso da autora com a sustentabilidade.

Sobre a autora


Sineide Macuxi é uma figura de destaque na literatura indígena e na educação. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Araras (Unar) e em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Sineide também possui mestrado em Educação e é especialista em Planejamento e Gestão Escolar, ambos pela UPE. Com certificação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela atua como intérprete de línguas indígenas, sendo sua língua materna o macuxi.
Sineide integra o Coletivo Mulherio das Letras Indígenas, um ponto cultural estabelecido pelo Ministério da Cultura. Ela já lançou várias obras, incluindo Indígenateca (2024), O Cantar da Terra (2023), A Literatura das Mulheres Indígenas (2023) e Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade (2022), obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2023.


Lançamento
O lançamento de Refração ocorrerá no encerramento do projeto de extensão “Literaturas Indígenas e a Força da Ancestralidade no Ensino das Relações Etno-Raciais”, coordenado pelo professor Marcos Oliveira. O evento será realizado no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (IFRR).
O projeto tem como objetivo apresentar a literatura indígena à comunidade escolar e à população do entorno, promovendo o respeito e a valorização das populações indígenas. Segundo o professor Marcos Oliveira, “Queremos elevar a autoestima das populações indígenas por meio de autores indígenas e combater o preconceito e a ignorância sobre suas tradições e culturas.”


Serviço
Lançamento: Refração: Livro de Contos de Ficção Afro-Indígenas Futuristas
Autora: Sineide Macuxi
Data: 20 de agosto de 2024
Local: Campus Boa Vista Zona Oeste – Instituto Federal de Roraima
Hora: 14h30
Entrada: Gratuita