Cultura

Escritores de Rorainópolis têm livros publicados por meio de edital

 Os contemplados foram os escritores Ana Maria Lopez, Anthony Costta Zabilini e Carlos Reis Guedelha

A Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura contempla diversos segmentos culturais, entre eles a literatura. Por meio do Prêmio Dorval de Magalhães, o Governo do Estado selecionou três escritores do município de Rorainópolis, no sul do Estado, para terem as obras deles publicadas.

 Os contemplados foram os escritores Ana Maria Lopez, Anthony Costta Zabilini e Carlos Reis Guedelha. Ana é autora do livro “Rorainópolis princesinha da BR-174”, enquanto Anthony Zabilini é autor dos livros “Singularidade”(poesia) e “Província Tucumã” (Conto) e Carlos Guedelha é autor do livro “Um anjo sobe ao céu” no estilo literatura de cordel. 

Segundo os autores, as obras só puderam ser publicadas com apoio do recurso. “Agradecida e feliz com o resultado obtido ao atingir os objetivos com meu projeto. Apesar das dificuldades devido ao período grave da pandemia, busquei cumprir com as prerrogativas do Prêmio por intermédio da Secult [Secretaria de Estado da Cultura]. Para mim a publicação do livro foi mais que um presente, foi um sonho realizado”, relatou a escritora  Ana Maria Lopes.

O escritor Anthony Costta Zabilini ressaltou a atuação da Secretaria de Cultura diante das obras. “Sou grato aos  envolvidos na concretização desse sonho, em especial à Secult, que na ponta, assumirá tarefas de altíssima relevância para o Estado de Roraima e artistas de vários segmentos. O Prêmio vai possibilitar tirar da gaveta projetos literários que não tinham previsão para serem publicados” relatou Guedelha.

O autor Carlos Reis Guedelha relatou que escreve cordel desde a adolescência e sempre sonhou em publicar uma obra. “Escrevo literatura de cordel há muitos anos e nunca pude publicar um livro, com o Prêmio Dorval de Magalhães isso foi possível, realizei meu sonho, estou muito feliz. Hoje vendendo meus livros por um valor acessível, gerando uma renda que eu não tinha dias atrás”, pontuou.

O secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, ressaltou a importância de descentralizar os recursos da Lei Aldir Blanc também para artistas do interior. “Por meio do recurso, o Governo de Roraima pode contemplar autores e artistas de vários municípios. Por meio desses editais, a Secult selecionou diversos artistas que puderam lançar as obras deles, contribuindo para a arte e cultura de Roraima”, disse.