Cultura

Espaço cultural irá abordar o conceito histórico da cultura Afro

Depois de ser inaugurada, a Casa da Capoeira vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 21 horas. Aberta ao público

A valorização da cultura afro-brasileira tem sido enfocada nos dias de hoje, principalmente na semana onde se comemora o dia da Consciência Negra, festejado em todo o País nessa quinta-feira (20). Para celebrar a data, Boa Vista ganha um novo espaço cultural ‘A Casa da Capoeira’, localizada no Parque Anauá.
O projeto tem como proposta a disseminação da cultura afro e pretende abordar as questões que valorizem e compreendem um pouco mais sobre a beleza e a diversidade da cultura afro-brasileira. A iniciativa é de Renato Lopes, capoeirista há mais de vinte anos. Ele explica que a ideia surgiu como um espaço dedicado aos capoeiristas, porém a partir do seu planejamento, o espaço ganhou ambições maiores no âmbito das discussões políticas, de preconceito social, racial e religioso, bem como serem também frutos de um processo pedagógico.
“Será enfatizado o valor educacional da cultura afro descendente através do ensino de história e da capoeira, propiciando um resgate cultural, apresentando a cultura afro-brasileira como elemento de integração” explicou.
Renato conta que durante tantos anos envolvido na cultura popular, a capoeira lhe ensinou a lidar com os conflitos e fê-lo refletir não apenas quanto a sociedade, mas também o pessoal. “Essa idéia surgiu com a vontade de retribuir todo o aprendizado pessoal que tive como capoeirista. Esta cultura popular nos ensina a lidar melhor com a nós mesmos” disse.
O capoeirista ficou responsável pela construção e reforma do Espaço, recolhendo madeiras e material reutilizável, além do patrocínio da loja de brinquedos Zastrás. “Cerca de 60% da Casa é feito com material reciclado” ressalta.
Enquanto a casa ia sendo construída, o capoeirista Jeferson Dias realizava uma pesquisa nas bibliotecas da Cidade para promover um amplo acesso à arte da capoeira e todo o seu contexto histórico. Segundo ele, a proposta do Espaço é promover vivências, mudanças de postura e atitudes em relação a conceitos e práticas efetivas de discriminação, preconceito e respeito às diferenças.
“A cultura é histórica. Pensar em cultura é pensar em conhecimento, significado e formas de interpretar o mundo e nosso cotidiano desde o nome do espaço (A Casa da Capoeira), que foi criado com a idéia de ser um local de acolhimento da arte” contou.
Após ser inaugurada, a Casa da Capoeira vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 21 horas, aberta ao público.