Cultura

Especialista ressalta os cuidados desde os primeiros sinais

Pequenos vasinhos avermelhados nas pernas, sensação de queimação e dormência são alguns dos primeiros sintomas de varizes. De acordo com o cirurgião vascular Guilherme Bortolon, apesar de a doença venosa crônica (varizes) apresentar fator de risco genético e não haver “cura”, existem fatores de risco adquiridos que podem ser combatidos, como o tabagismo, sedentarismo, obesidade e sobrecarga laboral, como ficar em pé ou sentada por muito tempo. 

“De uma maneira geral, realizar exercício físico, usar meia elástica de compressão adequada, repousar com os pés elevados e tratar as microvarizes previnem o aparecimento de varizes”, relata.

Apesar da maioria das varizes serem do tipo “primário”, que aparecem por herança genética e são menores, há também as do tipo “secundário” que são provenientes de doenças da circulação dos membros inferiores. Por isso, é bom ficar atento, segundo o especialista.

Os sintomas variam, na doença venosa crônica inicial o dano é mais estético, porém não menos importante para o paciente. Na doença venosa crônica moderada e avançada existem alterações da pele. “Entre elas, a fibrose e escurecimento, edema nos membros inferiores, perda de pelos e no último estágio a úlcera varicosa”, afirmou Bortolon.

O especialista ainda explica que existem situações que necessitam de cirurgia e outras que o tratamento clínico é suficiente.

“A necessidade de o paciente passar por cirurgia deve ser avaliada pelo cirurgião vascular, que é o médico capacitado a aferir e indicar o melhor tratamento para cada caso de trombose, seja arterial ou venosa, e/ou casos de doença venosa crônica”

Vale lembrar que a doença é progressiva e o melhor tratamento é a prevenção iniciada nas fases iniciais, quando existem ainda apenas os vasinhos e veias reticulares.

O que são varizes?
Varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés – isso porque ficar em pé e parado ou assentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.

Causas
A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. É possível se herdar veias mais frágeis, do que com a idade e fatores de risco que predispõem ao aparecimento das varizes.