Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina são as protagonistas do espetáculo “As Mulheres do Aluá”, da companhia de teatro “O Imaginário” de Porto Velho, Rondônia, que vem pela primeira vez a Boa Vista. O evento será realizado nesta segunda (12) e terça-feira (13) no teatro Jaber Xaud do Sesc Mecejana a partir das 20 horas, com entrada franca.
O enredo conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas por seus crimes, com histórias marcadas pela violência, elas foram rés em processos judiciais que revelam as dificuldades em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia, influenciado pelo ciclo da borracha e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
De acordo com a atriz Zaine Diniz, a proposta do espetáculo é debater sobre a condição da mulher em seus mais variados aspectos. “Foi um grande período de pesquisas em busca das histórias dessas mulheres, sobre seus costumes e ritos. Aprendemos a fazer o aluá, que é uma bebida fermentada símbolo de Porto Velho. Essa história deve repercutir um debate sobre as questões relacionadas ao universo feminino e às relações de gênero”, disse.
A atriz Amanara Brandão explica que as histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e virou espetáculo. “Elas foram condenadas e trancadas em celas, de acordo com a lenda, com o passar do tempo se transformaram em “mulheres de pedra”, uma vez por ano saem desta condição para beber e festejar o “Aluá”, enquanto estão preparando a bebida relembram suas memórias” relatou.
Oficinas
O grupo apresenta a oficina “A cena e o processo” para alunos de escolas públicas, artistas e professores nos dias 14 e 15. A oficina aborda aspectos do fazer teatral, educação e sensibilidade para a apreciação e discussão da obra/peça; apreciação do espetáculo e relatos de experiências vivenciadas no processo de montagem da peça. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail [email protected]
A apresentação faz parte da Circulação Nacional aprovada no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016 e conta com o apoio do Sistema Fecomércio e do SESC/RR.
Serviço
Espetáculo “As mulheres do Aluá”
Data: 12 e 13/10/2015
Horário: 20 horas
Entrada gratuita – retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da apresentação
Local: Teatro Jaber Xaud – SESC