O espetáculo de dança Tombé, dirigido por Jorge Alencar, irá realizar apresentações nos dias 19 e 20 de abril (terça e quarta-feira), às 20 horas, no Espaço MaloKômbia, com entrada franca. A apresentação faz parte de uma turnê que irá passar por Palmas (TO), Manaus/ (AM) e Rio Branco (AC). A obra tem como proposta incentivar a reflexão sobre a própria experiência artística, abarcando dimensões mais amplas das relações humanas: hierarquias, produções de discurso, disputas de poder, tensões sociais.
Na peça, os personagens – o diretor/coreógrafo, o dançarino, a bailarina, o ator e o técnico – são figuras arquetípicas que compõem as relações na peça, produzindo coreografias sociais. Uma espécie de ‘stand up dance comedy’, um sitcom coreográfico, uma sessão de terapia coletiva que faz jogos de espelho entre ficção e realidade, riso e desespero, artista e público.
Além do espetáculo, o grupo realiza a “Oficina de Honestidade Artística”, ministrada gratuitamente. A metodologia é voltada para artistas dos diversos campos que desejem performar, independentemente de suas habilidades. O projeto “Tombé Tour – Dança rumo ao Norte” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Oficina
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online, disponível em http://tinyurl.com/oficinahonestidade, estão sendo oferecidas 15 vagas.
Histórico
O espetáculo de dança Tombé foi formado na Bahia e está em atividade há 14 anos. O projeto teve início em uma pesquisa continuada de Jorge Alencar sobre a relação entre dança e comicidade.
“Tombé” realizou circulação em contextos como o Projeto Festival Panorama de Dança (RJ), Quarta que Dança (BA), Festival Internacional de Dança de Recife (PE), Projeto Humor na Dança do Sesc Belenzinho (SP), culminando com a sua participação no projeto Palco Giratório do Sesc, em 2013, pelo qual viajou por mais de 30 cidades. O espetáculo já foi inclusive apresentado no importante teatro alemão Hebbelam Ufer, na cidade de Berlim. Em 2015, foi selecionado pelo edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural e, em 2016, além da atual turnê, a equipe de “Tombé” ainda recebe subvenção da Fundação Cultural Gregório de Matos (Salvador/Bahia) para desenvolver uma série de TV baseada na peça, intitulada “Tombo”.
Ficha técnica
Direção coreográfica: Jorge Alencar
Criação e performance:
Eduardo Gomes, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Neto Machado e Rúbia Romani
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Serviço
Espetáculo de dança Tombé
Data: 19 e 20 de abril
Local: Espaço MaloKômbia (Rua Noel Rosa, 346 – Santa Cecília)
Oficina de Honestidade Artística: 18/4, 9h às 13h (15 vagas)
Inscrições gratuitas pelo formulário http://tinyurl.com/oficinahonestidade até o fim das vagas.
Entrada Franca