Cultura

Espetáculo teatral aborda duelo entre empregadas e patroa

O espetáculo dá início à programação da 9ª Edição do Amazônia das Arte. O circuito reúne espetáculos teatrais, musicais e artes plásticas de 03 a 27 de maio

O espetáculo “Malcriadas”, da Cia Em Cena Ação (Amapá), dará início ao ciclo de apresentações da 9ª Edição do Amazônia das Arte. A obra é uma livre inspiração da dramaturgia de Jean Genet, autor francês de “As Criadas”, onde há uma relação conturbada com a patroa e suas empregadas.

Na história, as empregadas são subservientes e vivem tramando contra sua patroa um plano perigoso e arriscado. Nesse jogo, a figura central a patroa entra no jogo na medida em que se revelam as provas cabais que comprometem suas subordinadas ao desvendar, ainda que indiretamente, seus crimes.

O espetáculo se propõe a instigar críticas às estruturas sociais estabelecidas pela sociedade contemporânea, expondo as hipocrisias sociais, sobretudo o preconceito e a relação de inferioridade e superioridade estabelecida entre patrões e empregados. Entre o real e a fantasia, as personagens fazem menção ao preconceito vivenciado por empregados.

O evento será no Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana), às 20h. O ingresso será a doação de um ingresso novo para a campanha “Um brinquedo, um sorriso”, projeto do Sesc que atende às comunidades indígenas com a doação de brinquedos no Natal.

O intercâmbio terá continuidade nessa quarta-feira (04) com o espetáculo de dança “Sotaque”, onde a bailarina Janaína Lobo representa por meio de sua coreografia Corpo, cidade, arquitetura, sensações, espaços e imagem.

A artista piauiense é graduada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em estudos contemporâneos em dança, com a qual desenvolve pesquisa, criação e coreografia. Em seus trabalhos, pesquisa a dança como posicionamento estético-político.

A programação do Amazônia das Artes 2016 terá continuidade até o dia 27 de maio, com espetáculos de música, artes cênicas, dança, cinema e artes plásticas. Toda a programação será realizada no Espaço Cultural Amazonas Brasil, localizado no Sesc Mecejana. Toda a programação poderá ser acessada no site da instituição: www.sescrr.com.br/.

Sesc Amazônia das Artes
Em 2016 o Projeto completa nove anos promovendo, além de intercâmbio entre arte e cultura, o diálogo acerca da carência de políticas públicas indispensáveis para atenuar necessidades básicas do cidadão. Seja com obras cinematográficas, espetáculos teatrais ou dança, as produções regionais são o foco da Mostra, que permite a troca de experiências entre público e artistas de dez estados.

Programação
“Malcriadas” (teatro)
Data: 03 de maio
Artista: Cia Em Cena Ação (Amapá)
Local: Teatro Jaber Xaud
Hora: Às 20h
Classificação: 16 anos
Ingresso: 1 (um) brinquedo novo

“Sotaque” (dança)
Data: 04 de maio
Artista: Janaína Lobo (Piauí)
Local: Teatro Jaber Xaud
Hora: Às 20h
Classificação: Livre
Ingresso: 1 (um) brinquedo novo