Cultura

Estudantes apresentam inovação para aplicativos de celular

O Promobile Feira de Aplicativos chega à sua terceira edição nessa sexta-feira (01). O evento ocorrerá no auditório do anexo do Bloco V, no Campus Paricarana, das 14h às 18 horas

A inovação tecnológica caminha cada vez mais para aparatos funcionais em dispositivos minimalistas. Entre eles estão os aplicativos, aqueles programas de computador ou celular usados para facilitar a vida dos usuários. Os aplicativos serão tema de uma feira realizada pelo departamento de ciência da computação da Universidade Federal de Roraima, que esse ano conta com patrocínio da Samsung.

O Promobile Feira de Aplicativos chega à sua terceira edição nessa sexta-feira (01) e ocorrerá no auditório do anexo do Bloco V, no Campus Paricarana, das 14h às 18 horas, com entrada franca. No contexto dos smartphones, “apps” são os programas que você pode instalar em seu celular, ou seja, a tela que mostra a previsão do tempo, o joguinho ou aquela câmera cheia de efeitos, entre outros.

De acordo com o professor e organizador do evento, Felipe Dwan, os apps são disponibilizados gratuitamente. Contudo, outros são vendidos por preços que vão de US$ 0,99 até centenas de dólares caso seja um aplicativo especializado. Toda vez que você compra um “app”, ele fica em sua biblioteca e pode receber atualizações, que, na grande maioria das vezes, são gratuitas.

“O evento consiste na divulgação dos aplicativos desenvolvidos pelos alunos do DCC durante os cursos ministrados pelos professores do projeto Promobile (Large Scale Qualification PROgram on MOBILE Technologies). Este é um projeto em parceria com o ICOMP-UFAM que visa capacitar recursos humanos em tecnologias móveis atuais”, disse.

Entre os aplicativos criados, geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos. “São os mais diversos tipos de aplicativos funcionais que visam dar suporte àqueles que vão utilizá-los”, ressaltou o professor.

Segundo ele, os softwares atendem às necessidades de indivíduos de criar e gerenciar informações, muitas vezes, para projetos individuais dentro de um departamento. Alguns exemplos incluem a gestão de tempo, gestão de recursos, ferramentas de documentação, analítico e colaborativo.

Alguns desses aplicativos apresentam processadores de textos, planilhas, clientes de e-mail e blog, sistema de informações pessoais, individuais e editores de meios de comunicação. “A ideia é poder ajudar em tarefas de trabalho com múltiplas informações”, comentou.

Serviço

Promobile – Feira de Aplicativos
Data: 01 de abril
Local: Campus Paricarana – UFRR
Hora: Das 14h às 18 horas
Entrada Franca
Informações: 99119 65 08