Cultura

Estudantes indígenas formam banda universitária

A Cruviana se apresenta nessa sexta-feira (24) no Malocão do Insikiran, na Universidade Federal de Roraima. A entrada é franca

A música para o indígena tem seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia. Com essa proposta, alunos da Universidade Federal de Roraima criaram a banda Cruviana. O projeto ganhou força com apoio dos professores e prepara-se para representar a música indígena em Minas Gerais.

A música do grupo contém contato direto com seus ancestrais, porém também é influenciada por outros ritmos como o forró, MPB, reggae e rock. Ao todo, eles possuem seis composições autorais. As letras possuem uma linguagem diferenciada com o intuito de preservar e divulgar as culturas e lutas dos Povos Indígenas de Roraima.

“Nossa música possui uma mesclagem de estilos, uma liberdade na hora de criar. Alguns ritmos não podem ficar de fora, como o forró, que tem um contexto de luta indígena. Ele foi apropriado e transformado no forró da maloca, onde os indígenas têm um momento de lazer e diversão, mas também um momento de luta pelo direito da terra e conservação da nossa cultura”, relatou Juci Carneiro, vocalista do grupo.

Em suas apresentações, os indígenas não contam apenas com os instrumentos, mas com a batida dos pés, que dão ritmo e melodia às músicas. Na hora de compor, falam de assuntos ambientais e da cultura indígena.

Segundo o estudante Dene, que também compõe o grupo, é preciso que a sociedade e representantes políticos prestem mais atenção às necessidades das comunidades indígenas, e a música é uma forma de chamar a atenção para isso.

“Nossas músicas falam do nosso povo, nossos conhecimentos, que são aplicados de forma diferente daqueles que moram fora das comunidades, o porquê de termos nossas crenças e nossos valores, como somos defensores da natureza e questões da resistência do índio. Somos um povo guerreiro e temos muito a contribuir, tanto na aldeia como na comunidade em geral por meio da música”, explicou. Além das apresentações, os estudantes realizam oficinas de instrumentos indígenas.

Festa na Maloca

A banda irá realizar um show no Malocão do Insikiran, no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima, a partir das 18 horas. Além da apresentação, estarão à venda damorida, caxiri, Paçoca e comidas típicas. Sorteio de brindes e Bingo beneficente. A entrada é franca.

A proposta é arrecadar fundos que possam custear uma apresentação em Ouro Preto, Minas Gerais, em setembro. Cada aluno realizou um projeto que foi aprovado no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – CBEU. Além da apresentação de banners e pesquisas, os estudantes terão espaço para tocar a sua música.

Formação

A banda é formada em sua maioria por indígenas macuxi, Emerson Nativo (guitarra e vocal), Vinícius Carvalho, (vocal), Elilson Silva (Acordeão/piano digital) Dalisneto Alexandre da Silva (Contrabaixo), Juci Carneiro (vocal), Euclides Júnior (violão), Esterfeson Malheiro (teclado), Marcos Silva (flauta transversal) e Natanael Silva (bateria). Por fazer parte da banda, alguns alunos recebem bolsa de apoio e outros alunos são voluntários.

Serviço
Festa na Maloca
Data: 24 de junho – Sexta-feira
Local: Malocão do Insikiran
Hora: 18h00
Entrada Franca
Informações: 99128 34 62