Cultura

Estudantes participam de oficinas e palestras sobre música

O dia do músico é comemorado anualmente em 22 de novembro

O dia do músico é comemorado anualmente em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.

Para celebrar a data, a Universidade Federal de Roraima, promove durante toda a semana uma programação dedicada a música. Oficinas e palestras ocorrem até hoje no Teatro Municipal de Boa Vista. A programação encerra com a Oficina de análise harmônica em repertório tonal do   Sérgio Freitas de Santa Catarina (UDESC).

De acordo com o professor Rafael Friesen, a semana é uma ação de extensão, com a proposta de levar a toda comunidade à fomentação de conceitos inovadores de ensino, a interdisciplinaridade e a indissociabilidade de pesquisa-ensino-extensão.

“A ideia é oferecer um choque cultural aos estudantes de música da universidade, fazer com que se preparem para o palco, além de fomentar a pesquisa, a troca de informações e o debate entre educadores, artistas, gestores, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Tirar o ensino do ambiente acadêmico e levá-lo para todos o público, uma forma de discutir a música, desde o erudito até a popular” ressaltou.

Origem da data

O dia do músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.

Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.