Cultura

Estudantes promovem reforma solidária na casa de uma família carente

Como parte da programação da 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, uma família carente de Boa Vista foi escolhida para receber uma reforma solidária em seu imóvel. A iniciativa é resultado de um trabalho acadêmico dos alunos de Administração dentro da disciplina ‘Responsabilidade Social e Sustentabilidade’.

Gilmar Leão, estudante de Administração, foi quem apresentou a proposta de trabalho aos colegas e à professora da disciplina. Ele lembra que já tinha participado de uma ação nesses moldes na cidade onde morou, Curitiba (PR). “Lá nós fazíamos reformas em instituições como creches, ONGs. Então me surgiu a ideia de, em vez de fazermos numa entidade, oferecer reforma a uma residência comum de uma pessoa que não teria condições de arcar com uma reforma simples que seja”, explica.

Para colocar a ideia em prática, o grupo percorreu alguns bairros da cidade e identificou uma família, formada pela dona de casa Silvana e seus quatro filhos, com idades entre 6 anos e seis meses. Eles moram no bairro Araceli, zona Oeste de Boa Vista, em uma casa de madeira, sem pintura, com telhado apresentando goteiras.

O grupo, portanto, conseguiu doações com a empresa da área de construções, DR7, como sobras de materiais para a pintura e tapumes para revestir as paredes da casa. “O processo de reforma termina essa semana. Fizemos pintura externa, a troca do teclado, uma melhoria na cerca da frente do terreno, além da reforma do banheiro”, detalhou.

Além de Gilmar, participam do projeto os colegas de Administração: Ana Carla Martins, Camila Leal e Ronaldo Lima. Ele contou que, além de melhorar as condições do imóvel, a ideia é finalizar os trabalhos com a doação de uma cesta básica para a família. “É gratificante aproveitar nossas atividades acadêmicas com um trabalho de ajuda ao próximo. Me sinto realizado e feliz, e sei que é o sentimento dos demais membros do grupo”, ressaltou