O dia 08 de março é destinado a celebrar o Dia Internacional da Mulher. Infelizmente, segundo o segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), a violência contra as mulheres ainda é uma triste realidade. O Brasil figura entre os países com altos índices de violência doméstica e assassinatos de mulheres por seus próprios companheiros.
Outra violência social contra as mulheres está na imposição de modelos de uma feminilidade e beleza.
O Brasil é um dos países em que mais se realizam cirurgias e procedimentos estéticos no mundo e as mulheres são as que mais se submetem a eles, em busca de atingir um padrão socialmente aceito.
Foi pensando nessa triste situação e com a intenção de exaltar a beleza feminina das mulheres comuns, que não se encaixam em padrões de beleza ou feminilidade pré-estabelecidos, que a poeta, professora de história da arte e fotógrafa, elimacuxi, montou a exposição Feminino Diverso.
“Composta por retratos que vêm sendo feitos desde 2015, essa exposição pretende exaltar todas aquelas que vivem a feminilidade no seu cotidiano, com beleza e alegria, independente dos rótulos e dos padrões que muitas vezes nos agridem.”
A exposição Feminino Diverso estará disponível para o público a partir do dia dessa segunda-feira (08), com apoio do Tribunal de contas de Roraima.
A fotógrafa afirma que “Foi incrível poder estabelecer essa parceria e dar visibilidade a essa forma alternativa de homenagear as mulheres, o Tribunal mostra sensibilidade e respeito pela diversidade que compõe o Feminino e espero que com a exposição todas as mulheres, sem distinção, se sintam abraçadas e homenageadas em sua beleza e alegria naturais”.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA FEMININO DIVERSO
Data: março – DE 08 A 31/03
O que: Exposição fotográfica alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Quem: Tribunal de Contas do Estado de Roraima e elimacuxi
Tema: Feminino Diverso: Uma celebração da diversidade de ser mulher.