Cultura

Exposição mostra o cotidiano e costumes do indígena

O trabalho do artista tem como proposta incentivar a luta do movimento político e cultural dos povos indígenas

“Cabocagem – O Homem na Paisagem” é o título da exposição que reúne 15 obras, inéditas e exclusivas do artista plástico Macuxi JaiderEsbell, e terá sua inauguração na próxima terça-feira (10) no mall do Pátio Roraima Shopping e seguirá até o dia 10 de abril. O tema trás de volta a primeira exposição do artista, quando este iniciou sua carreira em Normandia, cidade em que nasceu.
“É uma forma de comemorar os avanços que a arte indígena vem conseguindo, além de presentear o Boa-Vistense, ou aqueles que escolheram morar aqui, com obras que mostram a identidade e o sentimento de pertencer a essa terra”, explicou.
O trabalho do artista tem como proposta incentivar a luta do movimento político e cultural dos povos indígenas na contemporaneidade. A coleção mostra com arte a relação entre o homem e a natureza.
“A realidade agora é outra. O índio está acostumado com os centros urbanos, está integrado a outra realidade e essas misturas vão proporcionando novos estilos de vida, e essas obras devem mostrar isso, já que as pessoas da cidade também tiveram influências do cotidiano indígena, desde a comida, como os costumes, como ligação com a natureza e com os animais”, relatou.
Segundo o artista, além de Esbell, outros artistas indígenas devem expor no local. Ele explica que são todas as obras inéditas, produzidas com inspiração em sua própria vivência. Entre elas, destaca-se a “Boneca de Milho”, onde crianças brincam com bonecas feitas de restos de espiga de milho, e utilizando ossos, frutas e pedras que se transformavam em brinquedos na imaginação das crianças. 
Jaider Esbell tem 35 anos e é índio macuxi do município de Normandia. Ele estreou como artista no ano de 2011. O compromisso dele com os povos indígenas por meio da arte possibilitou a articulação de um trabalho coletivo com diversos artistas indígenas. Entre eles, a galeria Itinerante que leva obras diversas de indígenas de várias etnias a vários pontos da cidade. 
O artista já expôs seus trabalhos na universidade Pitzer College, Estado da Califórnia. “O trabalho foi feito com muito carinho para o público roraimense, esse contato com a cultura indígena e um espaço moderno, causando uma reflexão para obter uma cidade com estrutura, mas sem perder a luta pela preservação de espaços ambientais”, finalizou.

SERVIÇO
“Cabocagem – O Homem na Paisagem” Data: 10/03 a 10/04/2015 Hora: 10h às 22h Local: Mall do Pátio Roraima Shopping Entrada Franca