Cultura

Familiares criam monumento para homenagear skatista

Tom de Souza faleceu em um acidente de trânsito ao ser atropelado por um caminhão

Para homenagear o skatista e diretor de imagens da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Tom de Souza, familiares e amigos irão inaugurar nessa quarta-feira (08), a partir das 17 horas, um monumento em seu túmulo no cemitério Parque Campo da Saudade, bairro Centenário, zona oeste da cidade.

Tom faleceu ao ser atropelado por um caminhão quando tentava atravessar uma faixa de pedestres a caminho do trabalho, em setembro do ano passado. O acidente causou comoção devido à violência do trânsito e o velório contou com uma grande quantidade de amigos e conhecidos.

Tom era reconhecido por seu trabalho como editor e agente cultural, além de praticar o skate e longboard, o jovem atuava realizando campeonatos e eventos dedicados ao esporte.

De acordo com a irmã de Tom, Naisa Souza, a família de Tom mora em Campo Grande (MS) e veio a capital para a inauguração do monumento. Ela explica que o esporte sempre foi sua marca registrada, e muitos o conheciam por utilizar o skate como seu transporte diário.

“O Tom foi uma pessoa de muita importância para o cenário cultural em Boa Vista, por isso resolvemos fazer esse monumento, o espaço retrata algo que ele mais amava, a pista de skate, o grafitte foi feito por seus amigos mais próximos, uma forma de demonstrar todo o nosso afeto, respeito e saudade”, disse.

Segundo ela, Tom sempre teve dedicação ao esporte, começou a praticar o skate durante a adolescência. “A prática era algo que ele fazia diariamente, ele era uma pessoa que adorava a cultura, adorava o esporte, adorava sua profissão e deixa muita saudade em todos nós. Queríamos deixar esse último momento registrado”, comentou.