Febre dos Doramas: saiba mais sobre as famosas ‘novelas’ asiáticas

Pra quem não conhece muito sobre o assunto e pensa em entrar no mundo das ‘novelas’ asiáticas, confira agora uma super lista com produções disponíveis

Febre dos Doramas: saiba mais sobre as famosas ‘novelas’ asiáticas

As produções asiáticas têm um nome popular aqui no Brasil: são conhecidas normalmente como ‘doramas’. A palavra surgiu da sonoridade da palavra ‘drama’ em japonês. Também conhecidas como ‘novelas’, os doramas na verdade abrangem vários temas desde o romance, suspense, ação, comédia, fantasia e até mesmo terror.
Outra divisão que acontece é de acordo com os países da Ásia: os doramas coreanos, da Coreia do Sul, também são chamados de k-dramas (o K vem de Korea, nome do país em inglês) e assim por diante. Os japoneses também são conhecidos como j-dramas, os chineses c-dramas e os tailandeses t-dramas. O conteúdo abordado também leva em consideração as classificações indicativas, com produções mais leves para crianças menores de 10 anos e até classificação para adultos.
Pra quem não conhece muito sobre o assunto e pensa em entrar no mundo das ‘novelas’ asiáticas, confira agora uma super lista com produções disponíveis em alta nos serviços de streaming no Brasil em 2023, algumas delas até dubladas em português brasileiro!

Strong Girl Nam-soon – Coreia do Sul (2023)

A comédia romântica “Strong Girl Nam-soon” está atualmente no Top 5 da lista de séries mais assistidas na Netflix Brasil. De volta à Coreia em busca da família biológica, uma jovem dotada de força sobre-humana se envolve na investigação de um caso de tráfico de drogas e precisa colocar todo seu poder à prova. A produção estreou recentemente com episódios novos sendo lançados semanalmente. O dorama é, na verdade, um spin-off da série “Mulher Forte Do Bong-soon” (2017), também sobre uma mulher com força extraordinária.

Uma Advogada Extraordinária – Coreia do Sul (2022)

Lançada em agosto do ano passado, mas ainda em alta em 2023 na Netflix, a série coreana “Uma Advogada Extraordinária” conta a história da brilhante advogada Woo Young-woo, uma jovem autista que é contratada por um grande escritório de advocacia e tem facilidade para desvendar casos espinhosos, mas sofre dificuldades nas interações cotidianas. A série foi indicada pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas no Emmy Awards como Melhor Série Dramática Internacional. O dorama coreano “Renascendo Rico” também foi indicado na premiação, na categoria ‘Filme para Tv/Minissérie’.

Um Milhão de Vezes Amor – Japão (2023)

A produção japonesa “Um Milhão de Vezes Amor” conta a história dos amigos de infância Yiu e Naoki, que se reencontram após anos e percebem que sempre estiveram destinados um ao outro. Porém, um misterioso acidente atrapalha os planos do jovem casal. O j-drama também está disponível na Netflix.

Dra. Cha – Coreia do Sul (2023)

O dorama “Dra. Cha”, disponível na Netflix, conta a história de Cha Jung-sook, uma mulher que se formou em medicina, mas acabou abandonando o início da carreira para se dedicar à família e os filhos. Vinte anos depois de abandonar a profissão, ela decide voltar a trabalhar e passar pela residência médica. No novo trabalho, ela precisa lidar com a rotina, o marido Seo In-Ho, um médico consagrado e a amante dele, a médica Choi Seung-Hee.

Conheça a Si Mesma – China (2023)

O drama chinês “Conheça a Si Mesma” conta a história de Xu Hong Dou, uma mulher que trabalha no setor de hotelaria na cidade grande e passa a morar em uma vila remota depois de um acontecimento trágico em sua vida. Lá, ela encontra um grupo de pessoas que também decidiu sair da Capital em busca de paz e tranquilidade, entre eles, o agente de turismo Xie Zhi Yao. A série está disponível na plataforma de streaming Viki Rakuten, personalizada somente com conteúdo de origem asiática e é até o momento, o dorama mais assistido na plataforma em 2023.

Preciso de Romance – Tailândia (2021)

O t-drama “Preciso de Romance” é originalmente de 2021, mas só chegou às plataformas de streaming do Brasil neste ano. Nele, a protagonista é a diretora de marketing Najai, uma mulher determinada, com personalidade forte e desiludida com o amor. Do outro lado, temos Arlan, um compositor de alma livre. Os dois se reencontram na sua cidade natal e começam a enfrentar barreiras para viver um grande amor.

Além do Guarda-Roupa – Brasil (2023)
Até o Brasil se aventurou na área dos doramas nessa produção, que tem parceria com a Coreia do Sul e conta com um elenco de brasileiros e coreanos bem ao estilo ‘Malhação’. Nele, a adolescente Carol, uma garota descendente de coreanos, percebe que a vida não é nada fácil. Enquanto lida com família, trabalho, escola e seu sonho de virar uma grande bailarina, ela também descobre um portal em seu armário que está conectado à Coreia do Sul. A série está disponível para streaming no HBO Max.