MOVIMENTO NACIONAL

Feira de Artesanato Indígena marca lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima

Roraima é o primeiro estado do país a adotar oficialmente o ODS 18, voltado à proteção e valorização dos povos indígenas

 A feira reuniu 20 expositores e destacou o artesanato como instrumento de sustentabilidade, empreendedorismo e preservação cultural. (Foto: Divulgação)
A feira reuniu 20 expositores e destacou o artesanato como instrumento de sustentabilidade, empreendedorismo e preservação cultural. (Foto: Divulgação)

Artesãos indígenas das etnias Macuxi, Wapichana e Wai Wai expuseram biojoias, cestaria, utensílios de barro e produtos naturais na Feira de Artesanato Indígena, realizada nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O evento integrou o lançamento oficial do ODS 18 – Povos Indígenas, promovido pelo Movimento Nacional ODS.

A feira reuniu 20 expositores e destacou o artesanato como instrumento de sustentabilidade, empreendedorismo e preservação cultural. Segundo o presidente da Associação de Secretários Indígenas de Roraima, Romário da Silva, o objetivo é valorizar as tradições e promover geração de renda nas comunidades.

Para a artesã Vanda Domingos, da etnia Macuxi, expor o trabalho é uma forma de manter viva a cultura repassada por gerações. Já Ana Kelly Andrade, do Boqueirão, destacou o uso de materiais reaproveitados como contribuição à preservação ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e a secretária estadual dos Povos Indígenas, Siria Maria Mota, reforçaram o papel do artesanato na garantia de direitos e na autonomia econômica dos povos originários.

“Essas lutas são diárias, especialmente quando se fala em qualidade da educação, saúde, estrutura e respeito à cultura. Abrir as portas da Casa do Povo é uma forma de reconhecer a importância dos povos originários”, afirmou Sampaio.

“A produção fortalece a cultura e também garante a sobrevivência dos artesãos por meio da geração de renda”, pontuou Siria Mota.

Roraima é o primeiro estado do país a adotar oficialmente o ODS 18, voltado à proteção e valorização dos povos indígenas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.