Cultura

Feira de Ciências movimenta fim de semana

Hoje, 1º de novembro, sábado, acontece a 12ª Feira Científico-Cultural do Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR). O evento começa a partir das 14h, no ginásio da instituição e é aberto para pais, profissionais das áreas, comerciários, dependentes e comunidade em geral.
Na solenidade de abertura, haverá apresentação cultural da Fanfarra Sesc e de dança japonesa. Em seguida, os alunos irão prestigiar todos os trabalhos expostos, cada um em sua respectiva sala de aula, de acordo com a turma.
Entre os trabalhos que irão formar a 12ª Feira Científico-Cultural estão temas da atualidade e destaques que levam em conta a importância de bens feitos enquanto há vida. Sobre o meio animal, as crianças da Educação Infantil abordaram os animais em extinção, aquáticos, mamíferos, selvagens e domésticos, pré-históricos e aves.
Já o Ensino Fundamental I vai levar para a Feira jogos com palavras, estudo do dicionário, reflexões sobre a escrita, variedade linguística, novo acordo ortográfico e os países que falam este idioma.
O Ensino Fundamental II vai abordar os temas Energia e Arte, Greenpeace, Energia positiva para o Brasi, A importância da Reprodução de Energia a partir do Aproveitamento da Energia Solar, Trabalhando Material Reciclado, Hidrelétrica, Transformação de Energia Química em Elétrica, Geração de Energia Eólica, Energia Nuclear, Hidrelétricas em Filmes, Termoelétrica, Energia na América Latina, Energia Gera Energia, Energia Solar e Eólica, Economia de Energia com Sensor de Presença.
O Ensino Médio Integral apresentará sete projetos: Jogo Virtual; Eu sei Ciências; Jogo Lúdico; Tabuleiro, Vida Saudável; Alimentação Saudável e não Saudável; Energia dos Alimentos: Metabolismo, Transformação dos Alimentos; e Utilização da Energia Termoelétrica, Solar e Eólica.
Segundo a gerente de educação Edna Odilair, a intenção é ampliar ainda mais o nível de conhecimento dos alunos do Centro de Educação Sesc. Para isto, todas as atividades e pesquisas desenvolvidas no percorrer do ano letivo serão expostas e compartilhadas com as demais turmas.
“Com o compartilhamento das pesquisas feitas pelos próprios alunos, conseguimos, assim, a reflexão destes alunos enquanto seres humanos e ainda possibilitamos que estejam abertos para críticas ou elogios, e, ao mesmo tempo, dando espaço para que estes também tenham opinião quanto ao contexto da Feira”, afirmou Edna.
Mesa Brasil realiza ação educativa em creche no Raiar do Sol
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), através do Programa Mesa Brasil, realiza mais uma ação educativa. Hoje, dia 1º de novembro, a Creche Fanorte, localizada no bairro Raiar do Sol, irá ser atendida com atividades de Lazer, Saúde e Educação. A comunidade local também poderá participar. A ação será pela parte da manhã, das 8h às 12h.
A intenção é cumprir a missão do Programa que nacionalmente existe para contribuir com as famílias de baixa renda, ou precariedade social. O público infantil e adulto participará de palestras sobre o meio ambiente, oficina com garrafas plásticas, pintura no rosto, penteado de cabelo, aferição de pressão arterial e glicemia, além de recreação.
A assistente social do Mesa Brasil, Margarete Parisi, afirma que ações como essa são específicas e direcionadas para as famílias que dificilmente participam de ações semelhantes no cotidiano.
“Em Boa Vista, há famílias que necessitam de uma atenção maior. Muitos não vão com frequência nos postos de saúde, ou em salões para dar um up no visual. Há crianças que têm poucas oportunidades de recreação, ou integração com outras crianças. Por isso que buscamos a socialização, o incentivo. Levamos assistência e levamos alegria em momentos como esse”, disse Margarete. A equipe tem a participação das estagiárias do Programa Mesa Brasil, todas as acadêmicas do curso superior bacharel em Serviço Social.
“São pessoas dedicadas ao curso e que estão aprendendo na prática a missão e a importância da profissão, além da identificação da realidade local. Isso é fundamental para a ação ter resultados, tanto de um lado, quanto do outro”, concluiu Margarete.

Para a diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, a ação representa parte dos trabalhos que serão intensificados do ano de 2015.
“Queremos ampliar nosso campo de atuação. Intensificar o número de ações e assim garantir que o número de atendimentos dê um salto. Para o próximo ano, buscaremos suprir ainda mais as necessidades de comerciários, dependentes e população em geral”, explicou.