Cultura

Feira de Turismo reúne stands com roteiros culturais em São Paulo

No stand de Roraima, peças de artesanato estão em exposição

Experiências culturais, destinos, resorts, empresas aéreas, parques temáticos, locadoras de veículos e empresas de tecnologia estão entre os segmentos que fazem parte da  edição 47ª ABAV Expo que ocorre até amanhã (25) no Expo Center Norte em São Paulo. O evento promove a reunião de empresas com diferentes perfis de atuação, mostrando a diversidade da cultura brasileira e a força do turismo no país. 

Além do mercado brasileiro, empresas de outros países fazem parte da feira, Camarões e Câmara Árabe Brasil, Ilhas Maldivas, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Marrocos, Peru, República Dominicana, Taiwan e Uruguai apresentam seus pontos turísticos.

No stand de Roraima, peças de artesanato estão em exposição, entre eles, cocares, pau de chuva, tigelas de barro e biojoias produzidas pelas etnias wai-wai, taurepang, macuxi e yanomami.

O visitante paulistano Wagner Quirino comentou a curiosidade de conhecer o estado. “É a possibilidade de fazer um turismo verdadeiro, como deve ser feito, direto com a natureza, mas também gostaria de conhecer a culinária nortista” falou. 

O escritor e autor do livro ‘Monte Roraima: a Morada de Makunaima’, Bruno Garmatz veio até a feira por conta própria. Ele trouxe os livros produzidos no estado para divulgar a literatura roraimense. Gaúcho, mora em Roraima há mais de 30 anos. A obra traz registros do grande Monte Roraima, além de outros pontos turísticos como a serra do Tepequém.

“A literatura e a cultura do nosso estado devem ser incentivadas como ponto forte do nosso turismo. Trouxe esse livro para mostrar ao público, resultado de quatro anos de produção” disse.

RORAIMA NA ABAV – O espaço Roraima na Feira possui área de 80 metros quadrados para atendimento ao público. Técnicos de quatro secretarias do governo fazem o atendimento ao público. Além do artesanato, são dispostos aos visitantes folhetes, conteúdos audiovisuais, apresentação musical com o cantor Hallyson Cristian e exposição de fotografias de pássaros de Roraima. O dinheiro proveniente da venda do artesanato será revertido aos artesãos.

Além de Roraima, outros stands da região norte tem seu espaço, Amazonas, Acre e Amapá mostram peças de artesanato e mostras de comida típica. “É uma viagem pelo nosso país, e o trajeto região norte vem chamando muita atenção de turistas pelo seu contato com direto com a floresta Amazônica” comentou Gisele Santos, visitante da Feira.

Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

*A jornalista viajou a São Paulo a convite da Abav Nacional.