A devoção a São Sebastião, padroeiro de Boa Vista, reúne fiéis há mais de um século em uma das celebrações religiosas mais aguardadas da cidade. Celebrado nesta segunda-feira (20), os devotos do soldado martirizado e defensor da Igreja iniciaram o momento religioso com uma procissão.
Sônia Maria, moradora da capital roraimense há 30 anos, é uma das devotas que participa da tradicional procissão, marcada por fé e gratidão pelas graças recebidas.
“Sou devota desde que nasci, por causa dos meus pais, que também eram devotos. Minha família toda é devota. Já recebi várias graças de São Sebastião. Não foi só uma, foram muitas. Tenho essa devoção até com a roupa: uso branco porque sou do Apostolado da Oração, mas em São Sebastião visto vermelho. É uma forma de cuidado e respeito à minha fé”, compartilhou a devota, de 63 anos.
Natural de Pernambuco, Sônia também mantém vivas as tradições religiosas da terra natal. Em Boa Vista, ela frequenta tanto a capela tradicional, construída no século 20 no Centro da cidade, quanto a comunidade do bairro Raiar do Sol.
“Eu vou lá [no bairro], mas eu gosto muito de vir aqui para acompanhar a procissão. Porque lá onde eu nasci nós fazemos muita romaria e aí hoje eu falei para o meu marido que eu sinto desses momentos de religiosidade”, afirmou.
A procissão de São Sebastião iniciou às 17h. A programação festiva segue com Santa Missa presidida e o arraial.