Cultura

Filme conta a história do Garimpo em Roraima nos anos 90

Pedra Bruta: Curta metragem conta a história de Rosival e Zé Reis, dois homens humildes que abandonam sua rotina em busca de ouro

Rosival e Zé Reis decidem vender a serraria que possuíam para entrar no garimpo de diamante na região da Boca da Onça, localizado no município de Amajari, norte de Roraima. No entanto, a promessa de riqueza cobra um alto preço. Uma vez que enfrentam a dura realidade da vida que resolveram seguir.

A história é bem comum e pode ter acontecido na vida real, porém Rosival e Zé Reis são os personagens de um filme que irá contar uma história baseada na vida dos garimpeiros em Roraima nos anos 90.

Pedra Bruta é dirigido e roteirizado por Farley Santos, cineasta que esteve envolvido em produções ao lado de Alex Pizano, como Remanescente das Sombras, O Estranho e O Último Lamento. Dessa vez, é ele quem comanda a obra, ao lado de uma equipe responsável por produzir, atuar e fazer um sonho virar realidade.

De acordo com Farley, o curta-metragem foi realizado graças ao edital de fomento à cultura da Prefeitura de Boa Vista conduzida pela FETEC. Ele conta que as filmagens ocorreram em lugares inóspitos de Roraima. Além de contar com muito apoio de pessoas que são apaixonadas e dedicadas ao cinema independente.

A proposta é fazer um relato de pessoas que abandonaram suas rotinas em busca de ouro e se lançaram na esperança de mudar para uma vida melhor.

“O filme é resultado de pesquisa vários relatos de pessoas que viveram a realidade do garimpo em Roraima nos anos 80-90. O filme traz um olhar mais aproximado da relação das pessoas que saíam de suas vidas comuns pra se tornar garimpeiros”, contou.

Segundo ele, são histórias de pessoas humildes que sonhavam em mudar de vida, algumas conseguiram outras não, mas suas histórias fazem parte também da história de Roraima.

“Um ponto importante explorado foi o cotidiano de incertezas e a persistência no modo de vida rústico do trabalho braçal, intenso e inseguro que os garimpeiros se sujeitavam com a esperança de se tornar ricos”, relatou.

O filme ganha uma pré-estreia apenas para convidados e equipe de produção nesse sábado (29), mas haverá uma exibição oficial que deverá ser realizada ainda em novembro.

Ficha Técnica

Além da direção de Farley Santos, o filme tem Co-direção: Junior Max; Direção de fotografia: Fernando Xaud e Junior Max; Direção de Arte: Kalyua Vasconcelos; Produção de Samya Mota e Luis Crispim; Maquiagem: Gabriely Damasceno; Preparador de Elenco: Vito Souza; Trilha Sonora original: Gabriel Alencar; e Edição e Pós-produção: Câmera Pro Filmes.

O elenco é formado pelos atores: Raimundo Junior, Edney de Melo, Marcelle Wottrich, Willame Viana, Enoque Barbosa, Gustavo Hugo Andrade, Thiago Dourado, Daniel Fernandes.