Cultura

Filme será exibido hoje em duas sessões

O filme foi selecionado pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

O cineasta roraimense Thiago Chaves Briglia exibe nessa sexta-feira (29), o curta-metragem Fronteira em Combustão.  Serão duas sessões, a primeira às 19h30 e a segunda às 20h30 no Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras Localizado no Campus Paricarana da UFRR. Os ingressos custam R$5,00.

Dirigido e roteirizado por Briglia, o filme é o representante do estado de Roraima no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo que será realizado em agosto.

Fronteira em Combustão foi gravado em Boa Vista, na BR-174 sentido Norte e na fronteira do Brasil com a Venezuela, na cidade de Pacaraima-RR. O elenco principal é formado por Anderson Souza (como Gilberto), Bebeco Pojucan (Riba), Silvana Lins (Cáudia) e Gustavo Brenner (Davi).

O filme tem duração de 20 minutos e foi produzido por meio do Programa Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O filme conta a história de Gilberto, um pai de família que está desempregado e recebe o convite do vizinho Riba para “puxar” gasolina da Venezuela. Conforme o cineasta, o tema surgiu como a proposta de ser um documentário.

“Minha veia jornalística falava alto e me instigou a procurar saber mais sobre o contexto, aprofundando-me no tema e conhecendo a complexidade dele. Então percebi que seria mais interessante construir essa narrativa com elementos da ficção, mesmo tratando de um tema real”, lembra Briglia.